Pratt & Whitney e Airbus desenvolvem motor mais potente e menos poluente

A Pratt & Whitney e a Airbus estão desenvolvendo o motor GTF Advantage. A fabricante norte-americana quer amadurecer progressivamente o motor com testes em ambientes diferentes, desde climas quentes e frios até em aeroportos localizados na altitude.

O motor está sendo testado em um Airbus A320neo. Os ensaios devem seguir até o primeiro semestre de 2023. O GTF Advantage reforça o compromisso da empresa em desenvolver motores para a aviação comercial mais sustentáveis.

Os atuais GTF já oferecem o menor consumo de combustível e emissões de CO2 para a família A320. Os benefícios adicionais são o aumento da capacidade da aeronave com maior empuxo, bem como durabilidade adicional em operações com climas frios.

Na parte de sustentabilidade, reduz as emissões de gás carbônico em mais de 1% em comparação ao GTF atual. Ao nível do mar, o empuxo é 4% maior, enquanto na altitude, chega a 8%.

A distância voada e a carga útil da aeronave também se beneficiarão do novo desempenho, o que fará do GTF Advantage ideal para os futuros A321XLR, bimotores narrow bodies de ultralongo alcance.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?