Novo sistema de carregamento do Beluga permite transportar cargas superdimensionadas

À medida que a Airbus aumenta a oferta de seu A300-600ST Beluga para o transporte de cargas para a indústria ao redor do globo, ela precisa oferecer cada vez mais opções de carregamento de objetos superdimensionados.
A empresa está de olho no mercado militar. Ontem (21/9), um novo sistema de carregamento foi testado, agora com o helicóptero Sikorsky CH-53 da Força Aérea da Alemanha.
A engenhoca não necessita de nenhum guindaste e é capaz de levantar até 35 toneladas de peso, e ela viaja no porão do Beluga. O sistema é montado em 90 minutos, e um helicóptero do porte do CH-53 leva 60 minutos para ir do solo ao interior do cargueiro.
O sistema foi desenvolvido e construído pela Airbus em um ano e meio, e aguarda aprovação final do cliente alemão. A expectativa é que outros sejam construídos e disponibilizados na frota de cinco A300 Beluga em operação.
Eles eram usados para o transporte de peças entre as unidades fabris da Airbus pela Europa, mas têm sido substituídos pelos A330 Beluga XL, que são maiores. Os Beluga originais têm sido ofertados para o mercado de cargas superdimensionadas graças à escassez de voos dos Antonov, que têm ficado no chão desde o início da guerra na Ucrânia.