Frota com Helionix atinge marco de 100 mil horas de voo

Conjunto de aviônico digital da Airbus Helicopters opera nos modelos H135, H145 e H175 e em breve no H160

A frota de helicópteros da Airbus equipados com o sistema de aviônico Helionix superou o marco simbólico de 100 mil horas de voo apenas três anos após o início das operações dos clientes. O conjunto de aviônico digital entrou em serviço inicialmente no modelo H145 e no H175 e foi posteriormente certificado no H135. No futuro, equipará também o H160 e outros modelos na atual e futura linha de produtos da empresa. Projetado para oferecer maior flexibilidade de missão e segurança operacional, o Helionix surgiu da necessidade dos operadores de um sistema de aviônico mais poderoso, com maiores funções e capacidade de computação, mas que fosse mais fácil de utilizar e dependesse de menos telas. É composto de dois computadores e um layout de cockpit único com até quatro monitores eletrônicos projetados para melhorar a consciência situacional dos pilotos em voo. O conjunto inclui um piloto automático de quatro eixos para reduzir a carga de trabalho do piloto e um Indicador de Primeiro Limite no qual os dados do instrumento do motor são mostrados abaixo de um indicador. Um sistema de navegação e comunicação GPS e um Sistema de Consulta de Tráfego completam o conjunto, enquanto um sistema de missão, incluindo o Mapa Digital, um Sistema de Prevenção de Choques com o Terreno para Helicóptero e um Sistema de Visão Sintética, proporcionam aos pilotos plena percepção situacional. O próximo passo envolverá o aprimoramento de funções como a Transmissão Automatizada de Vigilância Dependente, o Sistema de Visão Sintética e os modos avançados do Sistema de Alerta e Monitoramento do Terreno para Helicóptero, além de propor soluções avançadas de conectividade. Mais de 250 helicópteros são operados hoje com o sistema, envolvendo mais de 40 operadores em todo o mundo e realizando uma ampla gama de missões como Serviços Médicos de Emergência, segurança, petróleo e gás, SAR, VIP, entre outros. Foto: Airbus/Anthony Pecchi

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