EUA abandonarão tarifas do Reino Unido na disputa Boeing-Airbus

 

Os EUA suspenderão todas as tarifas retaliatórias sobre produtos importados do Reino Unido que foram cobrados como parte da longa disputa Boeing-Airbus. A suspensão das tarifas terá duração de quatro meses e entrará em vigor no dia 8 de março, retroativo a 4 de março. Os dois países buscarão agora uma solução amigável para a disputa por meio da Organização Mundial do Comércio (OMC).

A disputa envolvendo subsídios para a Boeing e a Airbus se arrasta por mais de 15 anos, com todos os tipos de conflito comercial se desenvolvendo ao longo dos anos. Os EUA e o Reino Unido chegaram a um acordo conjunto sobre a disputa que fez com que os EUA baixassem suas tarifas retaliatórias sobre produtos do Reino Unido, embora por quatro meses. Em um comunicado conjunto, os dois países disseram que o último acordo,

Uma ampla gama de produtos, incluindo uísque escocês, máquinas escavadeiras, caxemira e queijo Stilton, não estarão mais sujeitos a tarifas de 25%. Em dezembro, o Reino Unido baixou suas próprias tarifas impostas aos produtos americanos como uma demonstração de boa fe, mas a medida não foi correspondida pelo governo Trump na época.

Embora o movimento mais recente seja um passo na direção certa, ainda estamos muito longe de finalmente acertar as contas. A disputa surgiu em 2006 depois que os EUA entraram com um caso na OMC, alegando que a Airbus havia recebido € 19,4 bilhões (US $ 22 bilhões) em subsídios ilegais, resultando em benefícios econômicos superiores a US $ 200 bilhões. A UE entrou com uma contra-ação logo depois, alegando que a Boeing havia recebido subsídios semelhantes nos EUA no valor de US $ 23 bilhões.

Foto: Divulgação

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?