Conheça o caminho para a formação de um piloto de linha aérea

Profissão exige muita responsabilidade, concentração, capacidade de trabalhar sobre pressão, ser apto a mudanças operacionais, comprometimento e disciplina

Uma das maiores curiosidades que cercam o mundo da aviação é sobre o universo dos pilotos. O que fazer para chegar a essa profissão tão importante? Quanto tempo é necessário para poder pilotar um avião comercial? Quais os cursos devo fazer? A resposta mais direta para essas perguntas seria dedicação. Até se tornar um piloto da aviação comercial regular, podendo atuar em voos domésticos e internacionais de companhias aéreas, os aspirantes passam por um extenso processo de formação teórica, prática e por avaliações técnicas, físicas, psicomotoras, psicológicas e linguísticas. O treinamento de fato é rigoroso. Exige muita responsabilidade, concentração, capacidade de trabalhar sobre pressão, ser apto a mudanças operacionais, comprometimento e disciplina. É de fundamental importância ainda, que o profissional tenha um compromisso com a segurança e se dedique constantemente aos estudos e treinamentos. A formação para pilotos inclui a obtenção de certificações, licenças e habilitações por meio de provas e exames teóricos e práticos, em simuladores e em voo. Ao longo da carreira, os pilotos passam ainda por requalificações e revalidações periódicas. Um aspirante a piloto pode iniciar sua trajetória em aeroclubes, escolas de aviação ou na carreira militar. Em geral, a trajetória evolui da obtenção da certificação de Piloto Privado (PP), Piloto Comercial (PC), até chegar a Piloto de Linha Aérea (PLA). Para cada um desses estágios é necessário atender a requisitos de idade, escolaridade, conhecimento, experiência, instrução de voo e aptidão psicofísica e psicomotora. O passo inicial é tirar a carteira de Piloto Privado. Para isso, é preciso passar em uma prova teórica na ANAC, para a qual é possível fazer um curso ou estudar sozinho; iniciar as horas de voo em um aeroclube ou escola de pilotagem; e depois de 35 horas de voo, o candidato poderá fazer nova prova da ANAC e caso seja aprovado, tirar a Carteira de Habilitação Técnica (CHT) específica. De posse da carteira de habilitação técnica, o segundo passo é tirar a carteira de Piloto Comercial. Para tal, o candidato deve realizar no mínimo mais 115 horas de voo, das quais 60 têm de ser “navegações” (voo por instrumentos, com no mínimo 40 milhas de distância); fazer outra prova na ANAC para obter a CHT como PC; depois de formado, para conseguir lugar em uma grande companhia é necessário Inglês com proficiência nível 4; categoria de CHT como piloto “Multimotor”, para o qual o novo piloto deve fazer um curso específico. Isso acontece porque tanto no nível piloto privado como no comercial, o novo piloto comanda apenas aeronaves monomotoras; e experiência de voo já que grandes empresas chegam a exigir que os candidatos tenham pelo menos 1.000 horas de voo para participar do processo de seleção. Mais informações no portal www.abear.com.br. 

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