Certificação dos Boeing 737 MAX 7 e -10 deve ficar para 2023

A certificação dos novos Boeing 737 MAX 7 e MAX 10 deverá ficar apenas para o segundo semestre do ano que vem. A FAA (agência norte-americana de aviação) enviou à fabricante uma carta em que demonstra estar preocupada com o cronograma de entregas. A agência “Reuters” teve acesso ao conteúdo da correspondência.

A Boeing tem até dezembro para obter a certificação de tipo para as variantes -7 e -10. Os dois modelos precisam atender os novos requisitos de alerta de cockpit, já atualizados nas versões -8 e -9. Caso a certificação não seja obtida até o fim do ano, serão necessários diferentes tipos de habilitação para pilotar os aviões, que são exatamente iguais, diferentes apenas nos tamanhos.

A fabricante esperar contar com a prorrogação do prazo para a certificação. Ela pediu, por intermédio do senador Roger Wicker, membro do Comitê de Comércio do senado, que as autoridades norte-americanas adiem para o final de 2024.

Se a prorrogação for aceita, a Boeing vai atrasar ainda mais as entregas das duas variantes, que já contam com expressivas encomendas ao redor do mundo. A Southwest, que é a maior operadora de 737, tem um pedido imenso do -7. A Gol tem encomendas dos -10 e esperava contar com o modelo ainda este ano em seu plano de renovação de frota.

 

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