Bell permanece cautelosa no cronograma de produção do rotor de cauda elétrico

 

Testes do EDAT (ou antitorque distribuído eletricamente) – que substitui o rotor de cauda mecânico tradicional por quatro ventiladores elétricos – estão ocorrendo na instalação de Bell´s Mirabel, Canadá, desde maio de 2019, usando um helicóptero 429 modificado.

Em 14 de dezembro, o fabricante apresentou o sistema no Fórum de Inovação 2020 da Aero-Montreal. Falando no evento, Steeve Lavoie, presidente da Bell Textron Canadá, disse que trazer o EDAT para o serviço comercial era uma meta de médio a longo prazo. “É mais realista olhar para cinco a dez anos antes de podermos ver um produto como esse produzido comercialmente em muitas aeronaves”, diz Lavoie. "Nós temos muito o que fazer."

O sistema EDAT é composto por quatro ventiladores de passo fixo, acionados por motores elétricos separados, embutidos em uma aleta vertical ampliada, no lugar do rotor de cauda tradicional. A energia vem de geradores que saem da unidade do rotor de cauda. Os cabos substituem o eixo de transmissão usual e o conjunto da caixa de engrenagens, reduzindo a complexidade.

Bell cita a segurança aprimorada, níveis de ruído mais baixos e custos operacionais e de manutenção reduzidos como as principais vantagens do sistema. Já acumulou cerca de 25h de testes em solo e em voo, e apesar de ter selecionado o biturbina médio 429 para demonstração, Senthilnathan diz que a tecnologia seria adequada para qualquer tamanho de helicóptero.

 Foto: Bell

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?