Antena de radar da JUICE é testada pela Airbus em campanha de voos de helicóptero

Instrumento RIME será o primeiro a ter acesso ao subsolo dos satélites gelados Ganimedes, Calisto e Europa

A missão da Agência Espacial Europeia de exploração dos satélites de Júpiter liderada pela fabricante Airbus, decolou pela primeira vez carregando o instrumento RIME, radar para a exploração das luas geladas voando abaixo de um helicóptero. Localizada a 30 quilômetros a noroeste da planta da empresa em Friedrichshafen, na Alemanha, a antena de 16,6 metros do RIME foi testada em diversas configurações de voo durante uma campanha de dois dias. Em junho de 2022, a sonda espacial JUICE de 5,5 toneladas, vai dar início a uma jornada de 600 milhões de quilômetros até Júpiter, com chegada prevista para 2029. Durante três anos e meio, a JUICE vai explorar o planeta gigante, sua atmosfera turbulenta e sua enorme magnetosfera, além de seu conjunto de anéis. Ela vai também estudar as três maiores luas geladas na órbita do planeta: Europa, Ganimedes e Calisto. O objetivo é investigar a existência de oceanos líquidos sob as crostas de gelo, o que poderia indicar a possibilidade de ambientes habitáveis. Assim que a sonda entrar no campo gravitacional de Júpiter, serão realizados 30 voos de observação das três luas durante dois anos e meio a fim de examinar os interiores, as superfícies, a atmosfera e as interações magnéticas. Durante o último ano, ela ficará em órbita ao redor da lua Ganimedes para observá-la em maior detalhe. Ela carregará dez instrumentos de última geração, incluindo câmeras, espectrômetros, um radar de penetração no gelo, um altímetro, equipamentos de rádio e sensores para monitorar os campos magnéticos e as partículas carregadas no sistema Joviano.
O RIME é um radar e sonar otimizado para penetrar a uma profundidade de nove quilômetros sob a superfície de gelo da lua Galileu. Ele vai fornecer imagens com resolução de cerca de 1 km x 10 km e com profundidade de 50 metros a uma frequência central de 9 MHz e usar uma antena com dipolo de 16,6 metros. As duas hastes da antena, de 4 cm de diâmetro, são feitas de CFRP (polímero reforçado de fibra de carbono) e pesam cerca de 1.300 gramas. mais informações no portal www.airbus.com.

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