Airbus quer motor movido a hidrogênio até 2035

A Airbus está desenvolvendo um motor de célula de combustível movido a hidrogênio. O sistema de propulsão tem sido considerado como uma das possíveis soluções para equipar suas aeronaves de emissão carbono zero, que entrarão em serviço em 2035.

“Células de combustível são uma solução em potencial para nos ajudar a alcançar nossa ambição de emissão carbono zero. Estamos focados em desenvolver e testar essa tecnologia para entender se é possível e viável para a entrada em serviço de uma aeronave de emissão carbono zero em 2035”, afirma Glenn Llewellyn, vice-presidente de Aeronaves de Emissão Carbono Zero da Airbus.

A executiva explica ainda que os motores de célula de combustível podem alimentar uma aeronave de cem passageiros por até 1.800 quilômetros. Segundo a Airbus, o hidrogênio é ideal, pois não emite dióxido de carbono quando gerado a partir de energia renovável. Sendo assim, a água deixa seu subproduto mais significativo.

Fonte de energia

Existem duas maneiras pelas quais o hidrogênio pode ser usado como fonte de energia para propulsão de aeronaves. Primeiramente, por meio da combustão de hidrogênio em uma turbina a gás; segundo, usando células de combustível para converter hidrogênio em eletricidade para alimentar um motor de hélice. Uma turbina a gás de hidrogênio também pode ser acoplada a células de combustível em vez de baterias em uma estrutura híbrida-elétrica.

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