Airbus e Rolls-Royce assinam contrato para desenvolvimento dos motores UltraFan

Projeto oferece uma melhoria de 25% na eficiência de combustível em relação à primeira geração do motor Rolls-Royce Trent

As fabricantes Airbus e a Rolls-Royce assinaram um acordo de colaboração para a integração do motor UltraFan para testes de voo. A demonstração das soluções de integração será financiada conjuntamente pelo Clean Sky 2, o programa de pesquisa da União Europeia focado no desenvolvimento de tecnologias de redução de emissões. O UltraFan é um projeto de motor a jato escalável adequado para aeronaves de fuselagem larga ou de corredor único e oferece uma melhoria de 25% na eficiência de combustível em relação à primeira geração do motor Rolls-Royce Trent. Um dos elementos do programa é o planejamento para testes no solo e em voo e para dar suporte, a Rolls-Royce assinou um contrato com a Airbus para fornecer integração de arquitetura e habilitadores de tecnologia tanto de nacele como de motor/aeronave. As soluções de integração da Airbus desempenharão um papel importante na obtenção da melhoria geral da eficiência de combustível de motores de taxas mais altas de bypass como o UltraFan, por meio de arquitetura inovadora e tecnologias associadas. O motor apresenta uma nova arquitetura de núcleo e sistema de combustão de queima reduzida que contribuirá para melhorar a eficiência do consumo de combustível e reduzir as emissões, juntamente com um sistema de lâminas de titânio-carbono para a ventoinha e um invólucro de material composto que reduz o peso. O motor também apresenta um design com engrenagens para fornecer potência eficiente em altas taxas de bypass. Para a Airbus, o projeto permitirá que ela integre completamente o sistema geral das unidades de propulsão compostas de motor, suporte e nacela em futuros produtos de aeronaves de longo percurso, além de facilitar a escalabilidade para futuras aeronaves de curto percurso. Ele também se baseará na especialização da fabricante em tecnologias avançadas de produção, como a manufatura aditiva de alta taxa de deposição, a montagem soldada e os termoplásticos de alta taxa de produção.

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