Airbus apresenta o primeiro jato transportador Beluga XL

Cinco aparelhos da nova versão estão programados para entrar em serviço

A primeira célula estruturalmente completa do novo jato Beluga XL saiu este mês do seu hangar de montagem em Toulouse, na França. Assim que se tornar operacional, uma frota desses aerotransportadores de última geração será usada para levar seções completas de aeronaves entre as instalações de produção da fabricante Airbus na Europa e suas linhas finais de montagem na França, Alemanha e Espanha. O modelo é um dos aviões mais volumosos existentes, e tudo nele demonstra isso. Com uma fuselagem dianteira superior abaulada e uma enorme área de carga, é dificílimo reconhecer o Beluga XL como uma versão bastante expandida da aeronave Airbus A330-200 da qual se deriva. Espera-se que este avião inicial já esteja voando no meio do ano. Antes disso, a aeronave sofrerá uma bateria de testes que durará cerca de um mês após a instalação de seus dois motores a jato, assegurando que cada um dos sistemas funcione conforme o previsto. Enquanto o primeiro Beluga XL estruturalmente completo entra em sua fase de testes, a segunda unidade A330 a ser convertida chegou no prazo a Toulouse para iniciar o seu processo de integração. O programa foi lançado em novembro de 2014 para atender às crescentes necessidades de transporte da Airbus. Com seis metros a mais de comprimento, um metro mais largo e com uma capacidade de elevação de carga útil seis toneladas maior do que a da versão Beluga ST que estará substituindo, a nova aeronave poderá transportar ao mesmo tempo as duas asas do A350 em vez de uma única asa que pode atualmente ser acomodada no Beluga ST. Ao todo, cinco aparelhos da nova versão estão programados para entrar em serviço.

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