Volta ao passado: a Tower Air no Brasil

A Tower Air iniciou suas operações em 1983. Baseada em Nova York, a empresa surgiu com foco em voos charter, principalmente entre os Estados Unidos e Israel, mas também realizava voos regulares. Ademais, a companhia efetuava voos especiais para a ONU, como Nova York-Mombasa, e de transporte de militares, como Nova York-Dhahran. Paris, Frankfurt, Roma, Berlim, São Paulo, entre outras cidades, fizeram parte do mapa de voos regulares da Tower Air. Ao longo de seus 17 anos operacionais, a companhia voou com um total de trinta Boeing 747s (não simultâneos), das variantes -100 e -200, em versões para passageiros e também somente para carga.

No Brasil, a empresa operou por um curto período de tempo durante a década de 90. As primeiras aparições da Tower Air no País foram entre 1993 e 1994, em caráter charter.

Foto: Flávio M. de Souza

No primeiro semestre de 1995, a empresa aterrissou de forma regular no País, oferecendo um voo semanal, partindo aos sábados de Guarulhos às 23h para Miami e depois Nova York JFK. A operação acontecia com o Boeing 747-200 configurado para 470 passageiros, sendo 46 na Executiva e 424 na Econômica. A empresa encerrou 1995 com mais de 10,5 mil passageiros transportados a partir do Brasil para os Estados Unidos, representando 1% do mercado entre os países, que era dominado pela Varig (32%), American Airlines (29%) e United Airlines (16%).

Em 1996, o número de passageiros partindo do Brasil para os EUA transportados pela Tower Air aumentou para mais de 14 mil, no entanto, a porcentagem continuou em 1%. A empresa continuou com um voo semanal regular e as antigas promessas de aumentar a frequência não se consolidaram.

Foto: Arquivo Flap

Um ano mais tarde, em 1997, o Departamento de Transportes dos Estados Unidos designou a Continental Airlines como a quarta empresa aérea norte-americana a voar para o Brasil, correspondendo à entrada da TAM como a quarta aérea brasileira a voar para os Estados Unidos. Por ter uma concessão temporária, a Tower Air foi retirada de sua vaga pela Delta Air Lines, que anunciou voos ao Brasil a partir de junho de 1997. A Tower Air saiu de cena no mercado entre os países entre maio e abril de 97, com sua imagem manchada. A falta de pontualidade e os problemas técnicos frequentes nos quadrimotores, eram os principais fatores para a má fama da companhia entre os passageiros. Em seu último ano de voos para o País, a Tower Air transportou pouco mais de 6 mil clientes entre o Brasil e os Estados Unidos.

747 da Tower no Galeão. Foto: Arquivo Flap

Durante seu período de atividades no País, a empresa também operou voos charters com passageiros para Orlando, fretamentos a partir do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, entre outras cidades, e realizou operações cargueiras para Trinidade e Tobago, Chile e Argentina.

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