Você sabia que a Pantanal já operou com o Dash 8?

A família do Dash 8 não foi muito popular no Brasil e, ao contrário do ATR, conquistou poucos operadores por aqui. As empresas Tavaj, Penta e Taba chegaram a receber e voar com o turboélice canadense em suas respectivas cores, no entanto, ainda houve uma quarta companhia que voou com o modelo, mas em regime de wet-leasing e por um curto período.

Estamos falando da Pantanal Linhas Aéreas. A empresa iniciou suas operações em 1991 com o Embraer 110 Bandeirante e no ano seguinte começou a voar também com o E120 Brasília.

Em maio de 1993, a companhia recebeu seu primeiro ATR 42. De matrícula PT-MFE, o bimotor foi o primeiro ATR também no Brasil. Anos mais tarde, em 1997, quando operava uma frota mista de ATR 42 e E120, a aérea regional incorporou, temporariamente, um terceiro modelo em sua frota: o Dash 8 Q-300.

O bimotor canadense não chegou a receber as cores da companhia e voou pela Pantanal durante apenas 3 meses, enquanto outro turboélice franco-italiano era aguardado. O exemplar em questão era o de registro N106AV que voava na Surinam Airways e, enquanto na Pantanal, ficou fixo na região norte, operando voos em serviço da Petrobras.

Com a chegada do ATR de matrícula PT-MFJ, em setembro de 1997, o N106AV voltou para o Suriname, onde continuou voando até 1999, ano em que foi repassado para a Air Service Gabon. A aeronave continua ativa até hoje, operando pelas Forças Armadas Norte-Americana com o registro 15-00332.

-> ASSINE AQUI A FLAP INTERNATIONAL

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?