VH-EAG: o único Lockheed Super Constellation ainda ativo

Um sucesso nas décadas de 1940 e 1950, o Lockheed Constellation voou em diversas empresas aéreas ao redor do planeta, incluindo algumas brasileiras, como a Varig, Real e Panair. Elegante e veloz (para a época), o modelo era ideal para voos transcontinentais e bateu recordes enquanto era o avião do momento.
Mais de 850 unidades do quadrimotor foram construídas (somando todas as versões) e atualmente somente um único exemplar continua ativo.
Baseado no Shellharbour Airport, na Austrália, e de matrícula VH-EAG, a aeronave é apelidada de Connie e pertence ao HARS Aviation Museum.
História do Connie
O VH-EAG ‘Southern Preservation’ foi construído em 1955 na versão militar do Super Constellation, C-121C, e foi entregue à Força Aérea dos Estados Unidos em outubro daquele ano para voar na divisão 1608th baseada em Charleston, na Carolina do Sul. Posteriormente, o quadrimotor foi transferido para a Guarda Nacional do Mississippi e depois para a Guarda Nacional da West Virginia, em 1967.
As últimas missões do Connie aconteceram entre 1972 e 1977 pela Guarda Nacional da Pensilvânia, quando o exemplar voou para Tucson, no Arizona, onde ficou armazenado até a década de 90.
Em novembro de 1991, o HARS Aviation Museum iniciou um complexo projeto para restaurar o Super Constellation, que naquele momento se encontrava sem alguns dos motores e vários equipamentos, além de contar com ninhos de pássaros que o habitavam.
Restauração e Voo até a Austrália
A restauração, que foi realizada por voluntários, se iniciou em 1992 no Pima Air & Space Museum. Dois anos mais tarde, em 1994, o quadrimotor efetuou seu primeiro voo de testes, após 18 anos estacionado. Posteriormente, mais um ano de serviços na aeronave foi necessário, visto que a mesma atravessaria o Pacífico e precisaria ser preparada para tal ocasião. A principal dificuldade no processo da restauração, apoiada pela Qantas, era a necessidade dos voluntários viajarem até Tucson com frequência. No final de 1995, aconteceu o último voo de treinamento e em 3 de fevereiro de 1996, o VH-EAG finalmente pousou em Sydney, na Austrália.
A longa jornada durou 39,5 horas e contou com múltiplas paradas: Oakland, Honolulu, Pago Pago e Nadi.
Connie hoje
Desde então, o Connie é mantido HARS Aviation Museum e em 2019 se tornou o único Super Constellation ativo e em condições de voo do mundo, uma vez que o Super Constellation da Breitling, que voava na Suíça, foi desativado.
O VH-EAG continua realizando voos locais, aparições em shows aéreos e também é parte do acervo do museu.
Você já voou em um Super Constellation? Conte para nós nos comentários: