TAM com Catalina? Relembre o voo que reviveu a história da Aéropostale

Fundada em 1918 em Toulouse por Pierre-Georges Latécoère, a Aéropostale é uma das pioneiras entre companhias de aviação e operava voos postais (correio aéreo) entre a França e a África e também América do Sul, realizando múltiplas escalas até o destino final.

A primeira rota criada pela empresa conectava Toulouse e Barcelona. Com o passar dos anos, o trajeto foi ganhando novas paradas, como em Casablanca, Dacar, Natal, Pelotas, entre outras cidades, chegando até o extremo sul do Chile. Uma curiosidade é que Antoine de Saint-Exupéry, escritor e autor do livro O Pequeno Príncipe, era piloto na Aeropostale e retratou suas aventuras nestas jornadas até as Américas na novela Vol de Nuit. 

Em 1932, a empresa foi dissolvida e se juntou com outras empresas para a criação da Air France.

Décadas mais tarde, em 1998, o aviador Patrick Baudry, ex-piloto de testes da Dassault e Airbus e ex-cosmonauta, e Patrick Fourticq, embarcaram em uma aventura a bordo do PBY-5A Catalina de matrícula C-FCRR recriando o trajeto da Aeropostale entre a Europa e as Américas. Franklin Devaux, piloto e proprietário do Catalina, também estava a bordo.

Foto: Arquivo Flap

Mas você deve estar se perguntando aí: por quê os títulos da TAM estavam no estabilizador vertical da aeronave? A TAM Linhas Aéreas foi uma das apoiadoras do projeto, portanto, o símbolo da empresa foi colocado no Catalina.

A aeronave, batizada de “Princesse des Etoîles” (Princesa das Estrelas), partiu da França em 14 de outubro de 1998 e passou por Marrocos, Senegal, chegando ao Brasil por Fernando de Noronha, seguido de Natal e Rio de Janeiro. O Catalina também pousou em São Paulo, onde foi apresentado à imprensa nos hangares da TAM ao lado do então novíssimo A330-200 que havia acabado de ser recebido pela empresa. Depois da capital paulista, o voo ainda passou por Montevidéu, Buenos Aires, Mendoza e, por fim, Santiago, no Chile, onde a odisseia foi encerrada.

Foto: Arquivo Flap

O roteiro foi realizado entre os dias 14 e 29 de outubro, concluindo 62h55min de etapa, e também transportando cartas de estudantes entre a França e o Chile.

Veja mais imagens inéditas dessa aventura (Fotos Arquivo Flap):

-> ASSINE AQUI A FLAP INTERNATIONAL

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?