Relembre: o Boeing 747 na frota da Iberia

Hoje com uma frota para voos de longa distância padronizada em aeronaves da Airbus, a Iberia já foi uma importante cliente da Boeing no passado. Além do Boeing 737, 757 e 767, a companhia também operou quatro versões do 747.
Abaixo, conheceremos mais detalhes das operações do Boeing 747 na Iberia:
Antecedentes
Na década de 60, o Douglas DC-8 era a espinha dorsal nos voos intercontinentais da aérea espanhola, que buscava ampliar sua presença e capacidade nas Américas.
O escolhido para cumprir o papel foi o Boeing 747.
Incorporação
Os dois primeiros exemplares chegaram no final de 1970. De matrícula EC-BRO e nome “Cervantes”, o primeiro 747 chegou para a Iberia em 2 de outubro de 1970, seguido do EC-BRP em 10 de novembro do mesmo ano. Ambos da versão -100.

Durante dez anos, a empresa operou somente com os dois, até a chegada de mais dois, agora da variante -200, em 1980: EC-DIA e EC-DIB. No mesmo ano, o EC-BRO deixou a frota e foi incorporado pela TWA como N133TW. Em 1981, a companhia se despediu do EC-BRP.
A Iberia fechou a década de 80 com quatro 747s em sua frota, sendo três de passageiro e um cargueiro (EC-EEK).
Ao longo dos anos 90, a companhia recebeu mais sete unidades, sendo cinco do -200 e dois do -100. A maioria deles operava com a matrícula “TF” arrendados da islandesa Air Atlanta Icelandic.

Em 1994, a companhia passou a voar para o Brasil com o 747-200 substituindo o DC-10 no trecho Madri-Rio-São Paulo. Em 1995, o voo para São Paulo passou a ser sem escalas e em 1996 o Airbus A340-300 entrou no lugar do 747 nos voos para o Brasil. Nova York, Tenerife, Miami, Chicago e Buenos Aires também foram destinos frequentes dos 747s da Iberia.
O primeiro -300

Em dezembro de 2000, chegou o primeiro Boeing 747-300. Matriculado como TF-ATH e com nome de batismo Luis de Gongora, o quadrimotor contava com a configuração para acomodar 416 passageiros, sendo 8 na Primeira Classe, 46 na Executiva e 362 na Econômica.
A Iberia chegou a operar somente quatro exemplares da versão -300.
A dupla de -400

Após já ter voado com três variantes do 747, em 2004, a espanhola recebeu a geração -400. De matrículas TF-AMA e TF-AMB, ambos eram arrendados da Air Atlanta Icelandic, foram recebidos em julho de 2004 e eram configurados para 430 passageiros, sendo 30 na Executiva e 400 na Econômica.
Durante um curto período, a Iberia chegou a contar com as variantes -200, -300 e -400 simultaneamente em operação na sua frota.
Aposentadoria
O fim da trajetória do 747 na Iberia chegou em 2006, com a aposentadoria dos dois Boeing 747-400s, encerrando assim 36 anos de operação do quadrimotor na companhia.
Na época a empresa contava com uma grande frota de um outro quadrimotor: o Airbus A340.
Matrículas
Modelo |
Matrícula |
Incorporação |
Aposentadoria (na Iberia) |
Boeing 747-100 |
EC-BRO |
Outubro 1970 |
Maio 1980 |
Boeing 747-100 |
EC-BRP |
Novembro 1970 |
Fevereiro 1981 |
Boeing 747-200 |
EC-DIA |
Maio 1980 |
Dezembro 2004 |
Boeing 747-200 |
EC-DIB |
Maio 1980 |
Maio 2005 |
Boeing 747-200 |
EC-DNP |
Fevereiro 1982 |
Março 2004 |
Boeing 747-200 (cargo) |
EC-EEK |
Abril 1988 |
Março 2001 |
Boeing 747-200 |
EC-GAG |
Abril 1995 |
Março 2003 |
Boeing 747-200 |
TF-ABI |
Julho 1997 |
Outubro 1997 |
Boeing 747-100 |
TF-ABR |
Fevereiro 1998 |
Fevereiro 1999 |
Boeing 747-200 |
TF-ABY |
Março 1998 |
Dezembro 1998 |
Boeing 747-100 |
TF-ABW |
Maio 1998 |
– |
Boeing 747-200 |
TF-ABA |
Novembro 1998 |
Novembro 2000 |
Boeing 747-200 |
TF-ABP |
Janeiro 1999 |
Janeiro 2001 |
Boeing 747-300 |
TF-ATH |
Dezembro 2000 |
Maio 2003 |
Boeing 747-300 |
TF-ATJ |
Dezembro 2000 |
Novembro 2005 |
Boeing 747-300 |
TF-ATI |
Janeiro 2001 |
Novembro 2005 |
Boeing 747-200 |
TF-ATC |
Maio 2001 |
Maio 2002 |
Boeing 747-200 |
EC-HVD |
Maio 2001 |
Janeiro 2005 |
Boeing 747-200 |
EC-IAF |
Outubro 2001 |
Outubro 2003 |
Boeing 747-300 |
TF-ARS |
Junho 2004 |
Agosto 2004 |
Boeing 747-400 |
TF-AMA |
Julho 2004 |
Julho 2006 |
Boeing 747-400 |
TF-AMB |
Julho 2004 |
Julho 2006 |
Dos 22 Boeing 747s operados pela Iberia, quatro foram da versão -100, doze da -200, quatro da -300 e dois da -400.
Você se lembra do 747 na Iberia? Conte para nós nos comentários:
Lembro. Sou apaixonada por essa aeronave. E fui para a Espanha 2002 voltei 2003. Como não tenho mais as datas nem os bilhetes, busquei na pesquisa pra confirmar e as evidências me deixou muito feliz?✈️??
Eu só queria ter a certeza que viajei um dia de B747✈️✈️?