Relembre: as operações do Boeing 727 da FedEx no Brasil

A FedEx é uma das principais companhias aéreas cargueiras do planeta e conta com operações em todos os continentes. No Brasil, a empresa possui atualmente um voo, que conecta Memphis, seu principal hub, com Viracopos, em Campinas. No entanto, décadas atrás, a empresa já contou com uma operação mais robusta no país e chegou a ter aeronaves baseadas por aqui.

Nesta matéria exploraremos as operações da companhia com o 727 no Brasil.

Antecedentes

As operações da então Federal Express em terras brasileiras se iniciaram em 1989, com o DC-10 no trecho Nova York-Miami-Manaus-Buenos Aires-Campinas-Rio de Janeiro. Anos mais tarde, Memphis entrou no lugar de Nova York. Entre 1991 e 1994, a companhia colocou o Boeing 727 no trecho, uma vez que o trijato da Douglas estava sendo utilizado em voos para a USAF por conta da Guerra do Golfo. Ainda em 1994, a empresa alterou seu nome para FedEx Express.

Início dos voos

Na década de 90, além dos voos entre Brasil e Estados Unidos, a empresa também iniciou voos pelo Mercosul, com um trecho triangular Viracopos-Buenos Aires-Santiago. Para a realização de tais trajetos, a FedEx manteve dois Boeing 727-200 Advanced baseados no Brasil. De acordo com pesquisas no Siros da Anac, entre 2000 e 2003, os trijatos da empresa partiam de VCP na parte da noite entre 20h e 22h para Buenos Aires. Posteriormente, voavam para Santiago e da capital chilena decolavam de volta para o Brasil, pousando no início da manhã em Viracopos. A empresa também chegou a realizar algumas operações diurnas na linha, no entanto, de forma esporádica.

Arquivo Flap

As cargas, que chegavam em grandes contêineres no aeroporto de Viracopos vindo de Memphis, eram redirecionadas para os demais destinos na América do Sul, sendo transferidas para estruturas menores que coubessem nos 727s.

Entre 2000 e agosto de 2003, o voo acontecia cinco vezes na semana, com partidas de segunda à sexta e retornos de terça a sábado.

Alterações

Em setembro de 2003, a FedEX suspendeu a linha, que foi retomada em 2005, com o ATR72 e alguns voos com o Fokker 27. Neste período, a empresa estava operando apenas o trecho Viracopos-Buenos Aires.

Volta do 727

Entre julho de 2007 até junho de 2009, o MD-11 assumiu o trajeto, que no final de junho de 2009 voltou a ser operado pelo Boeing 727. Nesse ano, a empresa operou horários variados, partindo de VCP às 21h45, 22h, 22h15 e 22h45. Ao longo dos próximos anos, 2010, 2011, 2012 e 2013, a empresa continuou alternando os itinerários, mas sempre mantendo a maioria das partidas de noite para Buenos Aires e chegando cedinho de Santiago.

Foto: Rodrigo Cozzato

Durante esse segundo período de operações, a FedEx manteve entre dois ou três 727s baseados no Brasil, sendo que um realizava os voos e os outros ficavam de reserva. Os exemplares de registro N221FE, N494FE e N223FE estavam entre os mais frequentes por aqui.

Para realizar a logísticas dos voos em Campinas, a companhia contava com cerca de 350 funcionários

Fim das operações do 727

Em 2013, a empresa decidiu aposentar seus trijatos da Boeing, após 35 anos de serviço. Consequentemente, o trio que ficava baseado no Brasil também deixou de voar.

Era 12h28 do dia 29 de junho de 2013, quando o Boeing 727-200 Advanced de matrícula N482FE decolou de Viracopos para os Estados Unidos, marcando assim a última aparição do modelo nas cores da FedEx no aeroporto paulista e no país. Ao sair do solo, os pilotos realizaram manobras se despedindo do Brasil. Assista ao vídeo abaixo:

Na época, a ideia da companhia era colocar o Boeing 757-200F substituindo o trijato no chamado Cone Sul, no entanto, o MD-11 assumiu os trajetos até o final de 2013 e em alguns voos pontuais em 2014, quando a empresa definitivamente encerrou esse modelo de operações e o contrato foi passado para a ABSA.

Uma curiosidade é que os 727s da FedEx já passaram algumas vezes por Manaus durante os voos de traslado entre Estados Unidos e Brasil. Outros aeroportos brasileiros, como Guarulhos e Galeão também receberam voos com o trijato da aérea norte-americana, mas de forma pontual.

Você se lembra do 727 da FedEx no Brasil?

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