Relembre: a apresentação do DC-10 da Swissair no Brasil

Em 1973, a Swissair aproveitou a feira Suíça no Brasil, que aconteceu entre 22/11 e 02/12 daquele ano no Parque Anhembi, para apresentar o então novíssimo DC-10 no Brasil.

De matrícula HB-IHC e nome de batismo “Luzern”, o trijato da versão DC-10-30 foi o escolhido para vir ao País para realizar a apresentação em conjunto com a Varig, que se preparava para receber o modelo em 1974.

Os convidados, incluindo a Revista Flap, embarcaram no voo de demonstração, que partiu do Aeroporto Internacional de Viracopos e contou com um coquetel no check-in, que foi acompanhado de uma banda típica da Suíça. Na época, os jatos wide-body eram novidade no mercado e ainda não podiam voar regularmente no Brasil pois a Varig não havia recebido seu primeiro exemplar.

Foto: Arquivo Flap

Os lugares onde cada um sentaria foram decididos a bordo mesmo, conforme o relato publicado em nossa edição de número 25. A cabine era dividida em duas seções: 22 na Primeira Classe e 227 na Econômica.

Foto: Arquivo Flap

A aeronave decolou em uma jornada que sobrevoou o Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. A tripulação também era composta por comissárias da Varig e foi servido um almoço, acompanhado de conhaques e bebidas típicas. Um brasileiro ex-Panair estava como um dos primeiros oficiais daquela operação. Os passageiros puderam ouvir durante a viagem oito canais de música e assistir a um filme exibido nos telões do DC-10. O voo durou quase o dia todo e a altitude de cruzeiro variou entre 26 e 29 mil pés.

Foto: Arquivo Flap

Antes do regresso a Campinas, o HB-IHC pousou no Galeão, onde os mineiros e cariocas a bordo desembarcaram. Na decolagem do Rio, o comandante fez passagens em “S” pelas praias cariocas e o trecho até Campinas voltou praticamente vazio.

-> ASSINE AQUI A FLAP INTERNATIONAL

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?