Há exatos 54 anos, decolava pela 1ª vez o Boeing 747

Desenhado e produzido pela Boeing, o 747 ganhou apelidos como Jumbo ou Rainha dos Céus e se tornou uma das aeronaves mais icônicas da aviação. Joe Sutter, conhecido como “pai” do projeto, liderou uma grande equipe de engenheiros para o desenvolvimento da aeronave, que foi o primeiro avião comercial de dois corredores (widebody) do planeta.

Histórico

O plano da fabricante era realizar o primeiro voo em 17 de dezembro de 1968, mesmo dia do histórico primeiro voo dos irmãos Wright, que ocorreu décadas antes, em 1903. No entanto, o cronograma sofreu atrasos e em 9 de fevereiro de 1969 o quadrimotor, da versão -100, realizou sua primeira decolagem.

Registrado como N7470 e batizado de City of Everett, o jato partiu às 11h54 (local) para efetuar seu primeiro voo de teste. Uma multidão acompanhou o evento no aeroporto Paine Field.

Foto: Steve Fitzgerald via Wikimedia

O quadrimotor entrou em serviço regular em janeiro de 1970 com a Pan Am, cliente-lançador do modelo, e foi encomendado por diversas empresas aéreas, como a Lufthansa, Air France, Eastern Airlines, British Airways, entre outras.

Com o sucesso do 747 no mercado, a Boeing desenvolveu posteriormente outras variantes, como o Boeing 747-200, -300, -400, -8 e o SP (Special Performance). A fabricante também lançou versões cargueiras da aeronave.

747 no Brasil

Foto: Arquivo Flap

No Brasil, a Varig foi a única operadora do jato e recebeu suas duas primeiras unidades do Boeing 747-200 (PP-VNA e PP-VNB) em 1981. A empresa operou um total de doze 747s, de forma não simultânea, sendo quatro do -200, cinco do -300 e três do -400. A cargueira AeroBrasil, subsidiária da Transbrasil, iria receber um Boeing 747-100F, no entanto, por conta de uma crise na companhia, os planos foram desfeitos. A aeronave chegou a receber o esquema da empresa, mas jamais veio ao país.

—————

Ao longo dos seus 54 anos de fabricação, a Boeing produziu um total de 1.574 unidades (somando todas as variantes). A fabricante norte-americana entregou o último deles no final do mês passado, colocando um ponto final na produção do jato que revolucionou a aviação. De fato um avião emblemático.

Hoje, o N7470 faz parte do acervo do Museum of Flight, situado em Seattle, nos Estados Unidos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?