Há 31 anos, decolava pela primeira vez o Airbus A330

Hoje (2), completa-se 31 anos da primeira decolagem do widebody mais vendido da história da Airbus: o A330.

Na metade dos anos 70, pouco depois de lançar o seu primogênito, o A300, a Airbus já desenhava uma aeronave ainda maior, para acomodar entre 300 e 450 passageiros e se tornar sucessora do A300. A fabricante passou a estudar dois modelos, inicialmente chamados de A300B9 e A300B11, que depois passaram a ser os TA9 e TA11 e por fim vieram a se tornar o Airbus A330 e A340 respectivamente.

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O desenvolvimento da família A330 e da família A340 aconteceu praticamente de forma simultânea e as aeronaves possuem algumas semelhanças, como por exemplo o A340-200 e o A330-200 que têm a mesma fuselagem.

O programa do Airbus A330 foi lançado oficialmente em abril de 1987 e um mês antes já tinha ganhado encomendas da francesa Air Inter e da norte-americana Northwest Airlines. A produção do modelo foi iniciada em 1992 e em outubro daquele ano o primeiro Airbus A330, da versão -300, foi apresentado em seu rollout. Menos de um mês depois, no dia 02 de novembro de 1992, o mais novo bimotor da Airbus decolava pela primeira vez.

O jato de matrícula F-WWKA decolou para o seu primeiro voo teste, que durou pouco mais de 5 horas. Na época era o maior bimotor já construído no mundo.

Em 1993, o Airbus A330 foi certificado pelas autoridades europeias e também pela Agência Nacional de Aviação Civil dos EUA, a FAA. A primeira entrega aconteceu no ano seguinte, no dia 17 de janeiro de 1994 para a Air Inter, que foi a cliente lançadora do modelo. Poucos meses depois, aconteceu o primeiro acidente fatal com a aeronave. O Airbus A330-300 de matrícula F-WWKH caiu logo após a decolagem de Toulouse durante um voo de teste. O acontecimento fez com que a Airbus revisse os procedimentos operacionais do novo avião.

Ainda em 1994, empresas como Thai Airways, Cathay Pacific e Malaysia Airlines receberam seus novos Airbus A330-300, além da Northwest Airlines, que foi a primeira companhia aérea norte-americana a voar com a aeronave. Para equipar o bimotor, a Airbus ofereceu três tipos de motores possíveis: o Rolls Royce Trent 600, o General Electric CF6 e o Pratt and Whitney PW4168.

As vendas da versão -300 do modelo começaram a cair e isso forçou a Airbus a desenvolver uma versão menor da aeronave, o Airbus A330-200, que decolou pela primeira vez no dia 13/08/1997 e alavancou as vendas do projeto do A330.

Com o passar dos anos, o eficiente jato da Airbus se espalhou pelo mundo, tanto com a variante -200 quanto com a -300 e diversas empresas como a Azul Linhas Aéreas (A330-200), Air France (A330-200), Air Asia (A330-300), Qantas (A330-200 e -300), Korean Air (A330-200 e -300), South African (A330-300), entre outras, aderiram os modelos.

Com quase 1.500 unidades entregues (somando as duas variantes), a família A330 é, até agora, o maior sucesso da Airbus no mercado dos widebodies e motivou a fabricante a desenvolver a nova geração do modelo: os A330neo (-800 e -900).

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