AF072: o Boeing 747 que passou da pista no Tahiti e foi parar nos corais

O voo AF072 era uma ligação regular da Air France que partia de Paris para Papeete, no Tahiti, com uma parada em Los Angeles, nos Estados Unidos. A numeração do voo continua ativa atualmente, mas somente no trecho Paris-Los Angeles.
Naquele domingo, 12 de setembro de 1993, o Boeing 747-400 de matrícula F-GITA era o escalado para cumprir o AF072. Com 272 ocupantes a bordo, sendo 256 passageiros e 16 tripulantes, o quadrimotor decolou de Los Angeles e cruzou o Pacífico sem maiores problemas. O F-GITA havia sido o primeiro Boeing 747 da versão -400 recebido pela Air France e estava quase completando 3 anos de operação na companhia.
O tempo estava ótimo e a tripulação iniciou a descida para pouso na paradisíaca Polinésia Francesa e alinhou o jato com o procedimento VOR-DME da pista 22 do Aeroporto Tahiti Faa’a. Tudo transcorreu normalmente até o pouso.
Às 21h05 (local) o 747 tocou o solo a uma velocidade de 168 knots, não conseguiu parar e ultrapassou os limites da pista. O Boeing 747 da Air France acabou em uma parte rasa de corais na lagoa ao lado do aeroporto.
?? C’était un 12 septembre ! Plus de peur que de mal.
À 21h06 le 12 septembre 1993, à l'atterrissage sur la piste de Tahiti, le B747-400 d'Air France immatriculé F-GITA venant de Los Angeles quitte l'axe de piste, roule sur le terre-plein avant de finir dans le lagon. pic.twitter.com/t5YQ720wMa
— air plus news (@airplusnews) September 12, 2022
Todos os ocupantes evacuaram o quadrimotor e apenas quatro tiveram ferimentos leves.
Conclusão
Os pilotos comandaram a aproximação com o piloto automático desconectado (procedimento normal), mas com o sistema de automação da velocidade ativada. A investigação concluiu que por conta da aproximação instável, o sistema de aceleração automática iniciou uma arremetida, mas o piloto prosseguiu com o pouso, segurando a as manetes de potência, contrariando assim o sistema automático.
Com isso, a aeronave tocou o solo um pouco mais a frente e mais rápida do que deveria e, dois segundos após o toque, o motor 1 foi colocado em posição de aceleração máxima pelo próprio sistema automático. Consequentemente os spoilers não se abriram e o sistema de automatic brake foi desativado. O reverso foi aplicado nos outros três motores, no entanto, por conta da assimetria de potência, o reverso do motor 4 acabou parando de funcionar.
Outro fator apontado como fator contribuinte foi a falta de comunicação entre os pilotos.
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F-GITA
Dias após o incidente, removeram o F-GITA do local e uma equipe de técnicos da Air France voou até o Tahiti para trabalhar no 747, que foi recuperado. A aeronave voltou a voar regularmente pela companhia, onde operou até 2010, quando acabou aposentado.
O quadrimotor foi desmontado em 2011 entrou para história ao ser o primeiro 747 da versão -400 a ser completamente desmanchado.
Assista ao vídeo sobre a ocorrência: