26 anos da 1ª decolagem do 737-800, o avião comercial mais vendido da história da Boeing

O 737-800 NG é a aeronave comercial mais vendida da história da Boeing e está completando hoje (31) 26 anos desde sua primeira decolagem.

Antecedentes e Lançamento

No final da década de 80, a Airbus lançava o seu bem-sucedido A320. O jato ganhou destaque no mercado de narrowbodies, fazendo frente à família MD-80 e também ao 737-400. Para acompanhar suas concorrentes, a Boeing atualizou a geração 737 Classic lançando os 737s Next Generation em 1993. A série NG veio com quatro variantes: 737-600/700/800/900.

Com maior capacidade de assentos, nova motorização, novas asas, entre outras melhorias, a Boeing emplacou mais uma família do 737 e, das quatro versões lançadas, somente uma não fez sucesso: o Boeing 737-600, que vendeu somente 69 unidades. O responsável pelo rollout da série NG foi o 737-700, que teve o lançamento em 1993 e apresentação em dezembro de 1996.

Em setembro de 1994, a Boeing lançou oficialmente o 737-800, uma versão alongada do -700, sucessor do 737-400 e o ideal para competir com o A320 e MD-80/90.

Rollout e Primeiro Voo

A apresentação (rollout) do 737-800 aconteceu em 30 de junho de 1997 e, pouco mais de um mês depois, o bimotor decolou pela primeira vez.

Rollout em Renton. Foto: Boeing

Era quinta-feira, 31 de julho de 1997, quando o protótipo de matrícula N7378X partiu do Aeroporto de Renton às 9h da manhã em seu voo inaugural. Nos comandos da aeronave, os comandantes Mike Hewett e Jim McRoberts, que conduziram o bimotor sentido norte para a realização de testes durante o voo na região entre o Estreito de Juan de Fuca e Tatoosh. A operação foi concluída com sucesso após 3h05 e o bimotor pousou no Aeroporto Boeing Field, em Seattle.

“Nós realizamos um excelente voo”

comentou Mike Hewett após o pouso

Primeira Entrega e 737-800 no Brasil

A primeira entrega aconteceu para a alemã Hapag-Lloyd Flug, que recebeu o exemplar de D-AHFC em abril de 1998 e logo o introduziu em sua malha de voos.

Foto: Ken Fielding

Desenhado para acomodar entre 162 (duas classes) e 189 passageiros (uma classe), o Boeing 737-800 rapidamente ganhou encomendas de diversas empresas aéreas ao redor de todo o planeta. As empresas American Airlines, Ryanair, Delta Air Lines, El Al e KLM estão entre as primeiras usuárias do então novo jato da Boeing.

No Brasil, o 737-800 chegou alguns anos mais tarde. Em setembro de 2001, a Varig recebeu o seu primeiro exemplar do modelo, o PP-VSA, e introduziu a versão -800 do 737 no País. A Gol Linhas Aéreas, novata na época, veio na sequência e incorporou o PR-GOK em março de 2002. Atualmente, a companhia é a maior operadora do 737-800 no Brasil, com 83 em atividade.

PP-VSA

A WebJet voou com sete unidades do modelo, mas durante um curto período de tempo. Hoje, além da Gol, a Sideral Linhas Aéreas também conta com o 737-800 em sua frota e a Modern Logistics está se preparando para receber seu primeiro exemplar, mas na versão BCF (cargueiro).

Desempenho Comercial e Versões

Com o tempo, o 737-800 se consolidou como o jato comercial mais vendido e também produzido da história da Boeing, com 4.991 encomendas e 4.989 já entregues. Em 2001, a fabricante passou a oferecer o 737-800 com winglets, adicionando 119 kg ao peso total da aeronave, mas com melhorias, como por exemplo, até 6% a menos no consumo de combustível.

Além da variante de passageiros, a Boeing lançou também as versões VIP, que é o BBJ 737-800 com 23 unidades entregues, e o militar, conhecido como P-8 Poseidon, que possui 191 encomendados com 173 já entregues. Mais recentemente, em 2016, foi a vez da versão cargueira, com o 737-800BCF. O primeiro foi entregue em 2018 e atualmente mais de 100 estão em operação.

O sucesso da família NG motivou a criação da geração MAX e o 737 MAX 8 é o sucessor do 737-800 na nova série dos 737s.


-> ASSINE AQUI A FLAP INTERNATIONAL

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?