Veja quantos Boeing 767-200 continuam ativos – outubro 2023

Veja quantos Boeing 767-200 continuam ativos - outubro 2023
Foto: Wikimedia

O Boeing 767-200 foi o primeiro lançamento da família 767 e voou pela primeira vez em 26 de setembro de 1981, entrando em serviço regular no ano seguinte. No Brasil, o jato fez parte da frota da BRA, Varig, TransBrasil e também da Rio Linhas Aéreas, que operou com a versão cargueira do jato.

Ao todo, considerando todas as variantes, 327 unidades do 767-200 já foram construídas e o bimotor continua em produção até hoje, mas em sua versão militar, o KC-46.

Confira abaixo quantos exemplares da aeronave continuam ativos:

País Operador Parados Ativos Total Versão/Configuração
Aruba Comlux Aruba 0 01 01 VIP
Arábia Saudita Mukamalah Aviation 0 01 01
Brunei Governo de Brunei 0 01 01 VIP
Canadá Cargojet 01 03 04 CARGO
Colômbia Força Aérea Colombiana 01 0 01 MILITAR
Dinamarca Maersk Air Cargo 02 10 12 CARGO
Estados Unidos 21 Air 0 03 03 CARGO
Estados Unidos ABX Air 03 10 13 CARGO
Estados Unidos Aero Acquisitions 02 0 02 CARGO
Estados Unidos ATI 03 04 07 CARGO
Estados Unidos Amerijet 01 04 05 CARGO
Estados Unidos Boeing 02 02 04 KC-46A
Estados Unidos CAM 04 0 04 CARGO
Estados Unidos CSDS Leasing 01 0 01
Estados Unidos Eastern Airlines 03 01 04 PAX
Estados Unidos Elan Express (Air Drake) 0 01 01 VIP
Estados Unidos Omni Air 0 03 03 PAX
Estados Unidos Operador Privado 0 01 01 VIP
Estados Unidos TVPX 01 0 01
Estados Unidos USAF 0 72 72 KC-46A
Itália Aeronautica Militare 0 04 04 MILITAR
Japão JASDF 0 10 10 KC-46A / 767J / E-767
Jordânia Jordan Aviation 0 01 01 PAX
Malásia Raya Airways 01 03 04 CARGO
Malásia Weststar 0 01 01 VIP
México AeroUnion 0 02 02 CARGO
Polônia Sky Taxi 0 02 02 CARGO
Quênia Astral Aviation 0 01 01 CARGO
Rússia UTAir 01 02 03 PAX
Zimbábue Air Zimbabwe 01 0 01 PAX
Total: 27 143 170

Ao todo, 143 Boeing 767-200 seguem ativos, em sua maioria, nas versões para serviços militares ou cargueiros. Voos regulares com passageiros são bastante raros atualmente com a aeronave. A UTAir designa o modelo em rotas comerciais como Moscou-Yerevan, Moscou-Dushanbe, entre outras, já a Eastern Airlines realiza fretamentos.

utair cozzato
Foto: Rodrigo Cozzato

A DHL também opera com o 767-200, mas por meio das cargueiras Amerijet, ABX Air e 21 Air.

A USAF e a JASDF ainda devem receber mais unidades do KC-46A.


Você já voou no 767-200? Conte para nós nos comentários:

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2 respostas

  1. Voei no 767-200 matrícula PT-TAC da TransBrasil na tarde do domingo 25/06/2000 (voo TR 1203 POA-GRU), aeronave decolou da Pista 29 do Aeroporto Salgado Filho.

  2. Voei em classe executiva pela Delta , Atlanta – São Paulo. Voo normal , mas as instalações da executiva bastante defasadas. E claro , a comida da Delta , bem ruinzinha .

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