South African Airways completa 90 anos; conheça o mapa de rotas atual da empresa

Apagando incríveis 90 velinhas, a South African Airways realizou seu primeiro voo em 1 de fevereiro de 1934, há exatos 90 anos. A empresa surgiu após o governo sul-africano assumir os ativos e passivos da Union Airways e o nome foi alterado para South African Airways.

Ao longo de sua riquíssima trajetória, a SAA se consolidou como a linha aérea de bandeira da África do Sul e também como uma das mais importantes do continente africano. Em seus princípios, ela operava mais voos domésticos para cidades como Durban, Cidade do Cabo, George, entre outras, e também linhas internacionais, mas para países vizinhos. A primeira ligação intercontinental operada pela companhia foi iniciada em 1945 e tinha duração de 3 dias, conectando Palmietfontein, na África do Sul, com Hurn Bournemouth, no Reino Unido, realizando paradas intermediárias em Nairobi, Cartum, Cairo e Castel Benito. O trajeto era conhecido como Springbok Service e era operado pelo Avro York.

Em 1957, a empresa começou a realizar a Wallaby Route, que conectava Johannesburg–Ilhas Maurício–Cocos Islands–Perth.

Com a chegada dos primeiros Boeing 707, em 1960, o tempo de voo em sua rota Springbok Service reduziu consideravelmente, passando para 13 horas, e a South African ampliou sua malha, introduzindo novos serviços, como o Johanesburgo-Rio de Janeiro-Nova York.

Na década seguinte, foram incorporados os Boeing 747 (-200 e -SP), que passaram a ser os carros-chefe dos voos de longa distância e o Boeing 737 entrou no lugar do Vickers Viscount nas linhas de média e curta distância.

Com a África do Sul sofrendo duras sanções de outros países por conta do regime do apartheid, a South African Airways não era permitida sobrevoar diversos espaços aéreos. Sendo assim, a empresa mantinha seus voos para a Europa com longos desvios via Ilha do Sal ou Israel. Com o fim do apartheid na década de 90, a companhia pôde restabelecer sua malha sem restrições.

Em sua história, a South African também enfrentou severos problemas econômicos, como em 2020. O cenário agravado pela pandemia fez com que a empresa suspendesse todos os seus voos e devolvesse dezenas de aeronaves. Hoje, a companhia vem se restabelecendo e crescendo aos poucos, mas agora de forma mais saudável. Veja mais detalhes de qual é o mapa de rotas atual da South African Airways:

Doméstico 

  • Johanesburgo-Cidade do Cabo: 67 voos semanais
  • Johanesburgo-Durban: 30 voos semanais
  • Johanesburgo-Port Elizabeth: 14 voos semanais

Internacional

  • Cidade do Cabo-Guarulhos: 2 voos semanais
  • Johanesburgo-Guarulhos: 2 voos semanais
  • Johanesburgo-Kinshasa: 3 voos semanais
  • Johanesburgo-Acra: 3 voos semanais
  • Johanesburgo-ilhas Maurício: 7 voos semanais
  • Johanesburgo-Windhoek: 14 voos semanais
  • Johanesburgo-Lagos: 3 voos semanais
  • Johanesburgo-Lusaka: 7 voos semanais
  • Johanesburgo-Harare: 10 voos semanais
  • Johanesburgo-Victoria Falls: 7 voos semanais

A partir do final de abril, a SAA voltará a oferecer voos na linha entre Johanesburgo e Perth.

-> ASSINE AQUI A FLAP INTERNATIONAL

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?