Compare as principais diferenças entre o A340-600 e o B777-300

Gigantes no mundo dos widebodies, o Airbus A340-600 e o Boeing 777-300 foram desenhados para viajar longas distâncias com uma maior quantidade de passageiros.
Lançado no Paris Air Show de 1995, o Boeing 777-300 fez seu primeiro voo em 1997 e entrou em serviço regular pela Cathay Pacific em 1998. Do outro lado, seu rival A340-600, o maior da família A340, realizou sua primeira decolagem em 2001 e começou a voar regularmente em 2002 pela Virgin Atlantic. O quadrimotor da Airbus carregou o título de “aeronave mais longa do mundo” até o lançamento do Boeing 747-8.
Enquanto o Boeing 777-300 emplacou no mercado e conquistou diversos clientes ao redor do mundo, o A340-600 amargou nas vendas e obteve um desempenho fraco. Aqui no Brasil, somente o modelo da Boeing é operado por companhias aéreas. Ainda enquanto TAM, a empresa recebeu seus primeiros 77Ws em 2008 e hoje (como LATAM) a empresa conta com dez unidades do modelo ativas.
Abaixo, confira um comparativo entre as aeronaves:
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Versões desenvolvidas
Airbus: o A340-600 possui apenas uma versão.
Boeing: B777-300, B777-300ER (Extended Range) e 777-300ER Special Freighter (SF). O último mencionado realizou seu primeiro voo recentemente e é a versão cargueira do bimotor.
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Especificações
Boeing 777-300ER |
Airbus A340-600 |
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Configuração máxima |
550 passageiros |
475 passageiros |
Alcance |
7.370 nmi / 13.649 km |
7.800 nmi / 14,450 km |
Comprimento |
73,9 m |
75,36 m |
Envergadura |
64,8 m |
63,45 m |
Altura |
18,5 m |
17,93 m |
Motorização |
GE90-115BL |
RR Trent 556 |
Total produzidos |
892 unidades |
97 unidades |
Peso máximo de decolagem |
351,3 t |
380 t |
Teto operacional |
43 mil pés |
41 mil pés |
Maior operadora (atual) |
Emirates |
Lufthansa |
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Mercado atual
Enquanto existem centenas de Boeing 777-300ER (Extendend Range) ativos, a versão com menor autonomia do jato, o Boeing 777-300, já é mais rara de se encontrar, com apenas 20 em atividade.
O A340-600 também está nessa linha de “raridade”. Hoje, apenas 14 estão ativos, sendo a Lufthansa a maior operadora do modelo com 6 em operação.