Azul usa IA para reduzir tempo de aeronaves em solo

A Azul tem ampliado o uso de inteligência artificial no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Quarenta câmeras em 20 portões de embarque garantem uma melhor eficiência operacional e minimizam o tempo das aeronaves em solo.

A plataforma WeSafer On-Time, em uso desde março, aprimorou operações, monitorando mais de dez processos durante o tempo em que o avião está em solo, otimizando a acoplagem ao finger. Tudo isso para melhor os processos, agilizando o desembarque e com o objetivo de reduzir o tempo de solo e melhor a experiência do cliente.

Outro processo monitorado pelo sistema é o balizador, que é responsável por orientar a entrada da aeronave na posição de parada, que ajuda a otimizar o tempo e, consequentemente, o consumo de combustível durante o processo.

“Substituímos o balizamento manual pelo controle automatizado, integrando câmeras, networking, IA e soluções em nuvem para gerenciamento contínuo dos processos, garantindo segurança e reduzindo despesas”, destaca Daniel Tkacz, vice-presidente de operações da Azul.

Outros investimentos

A Azul segue investindo na utilização de novas tecnologias para alcançar seus planos. Intitulado de ISA (Integração de Sistemas Azul), o sistema foi desenvolvido para oferecer diversas funcionalidades que proporcionem aos clientes ainda mais segurança e agilidade em todos os voos, além de disponibilizar melhorias significativas no dia a dia de todos os funcionários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?