Terceiro Esquadrão realiza transporte simultâneo de órgãos

No último 20/04, os membros do Terceiro Esquadrão de Transporte Aéreo (3º ETA – Esquadrão “Pioneiro”) transportaram a bordo das aeronaves C-95M Bandeirante e C-97 Brasília, 4 órgãos vitais simultaneamente.

A missão teve início às 23h14 (horário de Brasília), quando o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) acionou as tripulações de sobreaviso do 3º ETA para realizar o transporte de um coração, um fígado e dois rins de Campo dos Goytacazes (RJ) para Rio de Janeiro (RJ). A primeira aeronave a decolar, o C-95M Bandeirante, foi responsável por transportar a equipe médica que, posteriormente, seria a encarregada da cirurgia de remoção dos órgãos.

Na sequência, a aeronave C-97 Brasília decolou para a mesma localidade, com a missão de trazer os órgãos o mais rápido possível, após procedimento de remoção, visando maior chance de sucesso nas respectivas cirurgias de transplantes. Após mais de 3 horas de cirurgia, os médicos embarcaram carregando os órgãos para o Aeroporto Santos Dumont. Após a entrega, a tripulação retornou à Base Aérea do Galeão (BAGL) com o sentimento de dever cumprido.

“É a primeira vez que o Esquadrão emprega os dois projetos em uma única missão de transporte de órgãos vitais, um marco para o Pioneiro do Transporte do Brasil! ”

Tenente Aviador Pedro Henrique Tavares Rodrigues

-> ASSINE AQUI A FLAP INTERNATIONAL

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?