Parque Tecnológico Aeroespacial será criado na Bahia

O Governo Federal, por meio do Ministério da Defesa (MD) e do Comando da Aeronáutica (COMAER), juntamente com o Estado da Bahia e o Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Cimatec) formalizaram, nesta quinta-feira (18/01), a criação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia, a fim de promover o desenvolvimento nacional da indústria aeroespacial.

O evento contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e de várias outras autoridades.

O Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia ficará sediado na Base Aérea de Salvador (BASV) e será um ambiente dedicado ao fomento do ensino, à realização de pesquisas avançadas e à promoção da inovação no campo aeroespacial.

O projeto tem como objetivo o avanço de soluções em ciência, educação, tecnologia e inovação para os quatro principais desafios do setor: aeronáutica, espaço, defesa e mobilidade aérea autônoma. Estes serão a base para realizar direcionamento estratégico, busca de recursos para desenvolvimento de projetos e geração de impacto para as empresas e a sociedade.

A implantação do Parque viabilizará atendimentos à indústria nacional e a previsão é que no primeiro semestre de 2025 já seja possível ter operações no local.

O Ministro da Defesa José Mucio ressaltou a importância da criação do campus para o desenvolvimento do país. “É um grande passo para diminuir as desigualdades sociais no Brasil, em especial na região nordeste. E, mais uma vez, com a participação fundamental das Forças Armadas”, destacou a autoridade.

“Damos hoje um importante passo rumo à inovação tecnológica, anunciando, aqui, no Estado da Bahia, uma nova era de progresso para a região nordeste. A assinatura do acordo de hoje oportuniza promissores e transformadores horizontes para o povo baiano”, afirmou o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno.

Com o lançamento do Parque Tecnológico Aeroespacial, a Força Aérea Brasileira (FAB) reafirma sua vocação em fomentar o campo tecnológico e aeroespacial, contribuindo para a inovação tecnológica nacional e com o desenvolvimento da Bahia.

Fonte: Força Aérea Brasileira (FAB)

-> ASSINE AQUI A FLAP INTERNATIONAL

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?