França investe para ter novo avião de Patrulha Marítima

A França concedeu contratos, cada um no valor de € 10,9 milhões (US$ 11,8 milhões), à Airbus Defence & Space e Dassault para o trabalho de desenvolvimento em estágio inicial de uma nova aeronave de patrulha marítima (MPA) baseada na plataforma das A320neo e Falcon 10X.

Mas a decisão de Paris lança mais incertezas sobre uma iniciativa conjunta com a Alemanha desenvolver um futuro MPA por meio do programa Marine Airborne Warfare System (MAWS). Com duração de 18 meses, as duas empresas estudarão a “arquitetura de um futuro sistema de patrulha marítima (Patmar)”. Esse projeto poderia substituir a frota MPA Atlantique 2 (ATL2) da marinha francesa na década de 2030.

Nos termos dos contratos, assinados pela agência francesa de compras de defesa DGA, cada aeronave “terá que oferecer uma solução economicamente atraente que atenda às necessidades operacionais da marinha francesa no horizonte pós-2030”.

Qualquer programa resultante seria lançado em 2026 para apoiar a introdução de uma nova capacidade na década de 2030, diz a DGA. A França estava contemplando o desenvolvimento conjunto com a Alemanha de um futuro MPA através do MAWS. No entanto, a seleção de Berlim em 2021 do Boeing P-8A Poseidon como substituto da frota Lockheed P-3C Orion de sua marinha colocou isso em dúvida.

No último show aéreo da ILA em Berlim, em junho, um oficial alemão insistiu que o P-8 era uma solução provisória de 10 anos e que a nação continuava comprometida com o MAWS. Mas não está claro se o plano de desenvolvimento conjunto sobreviverá às duas nações aparentemente seguindo direções diferentes.

 

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