FAB realiza primeira operação com nova tecnologia de procedimento para pouso

Entre os benefícios estão economia de combustível e a probabilidade maior de pouso em condições de teto e visibilidade mais degradadas

A Força Aérea Brasileira realizou pela primeira vez, o procedimento para pouso RNP AR (Required Navigation Performance – Authorization Required). O voo do Primeiro Esquadrão do Grupo de Transporte Especial (GTE) ocorreu no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com o jato VC-2 (Embraer 190). A aeronave foi certificada e a tripulação qualificada para emprego real em procedimentos cujo erro máximo permitido é de 0.1 milha náutica. Isso significa que os sistemas de navegação do avião têm de ser capazes de calcular sua posição em um círculo com raio de apenas um décimo de uma milha náutica, aproximadamente 185 metros. Já os tripulantes passaram por treinamento de simulador específico, conforme estabelecido pela fabricante, para obterem a qualificação exigida para esse tipo de operação. As aproximações RNP AR se baseiam no uso de orientação satelital e tornam a trajetória de voo mais contínua, gerando economia de combustível na operação das aeronaves e consequentemente, redução da emissão de poluentes ao meio ambiente. A nova tecnologia embarcada na aeronave VC-2 também permite otimizar os mínimos meteorológicos dos procedimentos de aproximação, elevando a probabilidade de pouso em condições de teto e visibilidade mais degradadas. Mais informações no portal www.fab.mil.br. Foto: CECOMSAER/Capitão Fábio

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