FAB conclui avaliação operacional para lançamento de cargas do SC-105 Amazonas

Estudo realizado permitirá desenvolver novas técnicas para o lançamento de fardos em missões SAR

O Instituto de Aplicações Operacionais (IAOp), subordinado ao Comando de Preparo (COMPREP) e situado no campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos/SP, tem por missão conduzir as atividades de Aplicações Operacionais. As ações ocorrem por meio do desenvolvimento de técnicas, táticas e soluções operacionais, a fim de contribuir para o preparo e o emprego da Força Aérea Brasileira. Uma das principais atividades realizadas pelo Instituto são as Avaliações Operacionais (AVAOP), processo pelo qual se avaliam a eficiência e a adequabilidade operacional de um sistema. O desenvolvimento de novas técnicas se fez necessário nas ações de Busca e Salvamento (SAR). Para apoiar os sobreviventes e a equipe de resgate é necessário prover-lhes água, mantimentos, roupas, medicamentos, botes infláveis e outros insumos, o que pode ser feito por meio do lançamento de fardos a partir da aeronave SC-105 Amazonas. Este lançamento, contudo, depende do cálculo preciso do ponto onde a carga deve ser lançada para que atinja o local desejado, o que por sua vez, depende do conhecimento das características do paraquedas empregado. Até então, o cálculo era realizado manualmente pelos pilotos e algumas das características aerodinâmicas do equipamento eram desconhecidas. Assim, em agosto deste ano, o IAOp conduziu a avaliação do Ponto de Lançamento Calculado (CARP) do Sistema de Gerenciamento de Voo (FMS) da aeronave SC-105 Amazonas. Isto é, a avaliação do ponto de lançamento de cargas calculado pelo sistema computacional do avião. Os objetivos foram determinar os dados necessários para seu funcionamento adequado, avaliar a precisão dos lançamentos, verificar a possibilidade de aplicá-lo a lançamentos noturnos e por fim, definir as técnicas operacionais para sua utilização. Os dados obtidos serão agora analisados e todos os resultados, incluindo as novas técnicas, serão apresentados no Relatório de Avaliação Operacional (RAVAOP), que será submetido para apreciação. Após definir os perfis de voo e calcular a quantidade mínima de lançamentos que deveriam ser realizados para que os dados coletados tivessem a devida confiabilidade, o Instituto deslocou alguns militares de sua equipe técnica para a Ala 5, em Campo Grande/MS, onde realizou com o apoio do Esquadrão Pelicano, a parte prática do experimento. Ao todo, foram realizados cerca de 60 lançamentos de carga. Mais informações no portal www.fab.mil.br. 

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