Brasil e EUA debatem implementação de sistema inovador de navegação no País

Expectativa é que a certificação da estação GBAS do Aeroporto Tom Jobim ocorra no primeiro semestre de 2019

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), localizado no Rio de Janeiro/RJ, realizou na última semana de outubro, a primeira reunião fruto do Acordo de Cooperação com a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA). O objetivo foi realizar estudos, aprofundar as análises e buscar soluções para identificar possibilidades que permitam a utilização do Sistema de Aumentação Baseado em Solo (GBAS) no Brasil. O sistema tem por função melhorar a exatidão, a integridade, a continuidade e a disponibilidade da informação para a navegação aérea, possibilitando a aproximação de precisão com base na utilização dos dados provenientes dos sistemas satelitais GNSS (Global Navigation Satellite Systems). O encontro reuniu representantes do DECEA, da FAA, do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), da Boeing, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), da Universidade Estadual Paulista (UNESP), do Boston College, da Stanford University, da Honeyweel e da Mirus Corporation. Desde a instalação da estação GBAS no Aeroporto Tom Jobim, foram realizados testes utilizando as aeronaves-laboratório do GEIV, que avaliaram o serviço prestado pelo sistema. No entanto, devido ao comportamento particular da ionosfera ao redor do equador geomagnético, onde se situa o Brasil, não foi possível certificar a estação até o momento. A expectativa é que a aprovação da estação GBAS do Galeão para operações de aproximação sejam similares aos do Sistema de Pouso por Instrumentos de categoria um (ILS CAT I) e ocorra no primeiro semestre de 2019. Mais informações no portal www.fab.mil.br.

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