Aeronave C-105 é certificada para pousos e decolagens no aeródromo de Surucucu

Operação verificou a capacidade de o avião operar na pista com diferença de altura de 43 metros entre as cabeceiras

Em mais uma ação que demonstra a capacidade da Força Aérea Brasileira de integrar o território nacional, foi realizada, entre os dias 22 de outubro e 14 de dezembro, a certificação especial para a operação da aeronave C-105 Amazonas no aeródromo de Surucucu, município de Alto Alegre/RR. A campanha teve o objetivo de se verificar a capacidade de o avião operar na pista, onde a diferença de altura de 43 metros entre as cabeceiras, os fortes ventos de cauda e a existência de montanhas ao redor tornam o aeródromo especialmente peculiar. A ação foi dividida em duas fases. Na primeira, foram treinadas as equipagens e feita a validação da operação proposta para Surucucu. Na segunda etapa, realizou-se a certificação final com o avião no aeródromo em Alto Alegre, com a utilização da aeronave prova C-105 instrumentada com equipamentos específicos de ensaios em voo que permitiram a análise e posterior certificação junto ao Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), que é a autoridade de aeronavegabilidade militar brasileira. Foram utilizadas aproximadamente 90 horas de voo entre ensaios, transporte aéreo logístico e alerta SAR, além da participação de aproximadamente 30 militares. O plano de ensaio e certificação constituiu de um perfil de aproximação específico para a pista, levando-se em consideração o desempenho da aeronave no pouso e nas arremetidas. As manobras contaram com três pilotos de prova para averiguar se as qualidades de voo da aeronave são compatíveis com as características da pista de pouso e condições climáticas predominantes. O aeródromo de Surucucu está localizado no interior da terra indígena Yanomami, em uma região montanhosa, a cerca de 1.000 metros de altitude. Foi criado no início da década de 80, sendo referência para as operações do 4º Pelotão Especial de Fronteira do Exército Brasileiro, para a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e para a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), entidades federais sediadas na região. Em agosto desse ano, com o objetivo de retomar a operacionalidade no aeródromo de Surucucu, o Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCA-SJ) desenvolveu o cenário visual da localidade e o implementou no simulador do C-105, permitindo que os pilotos pudessem treinar a missão antecipadamente e obter a experiência necessária para realizar os pousos na localidade. Os pilotos do Esquadrão Arara tiveram a oportunidade de tornar-se pioneiros em pousar e decolar na pista de Surucucu, podendo assim ambientar-se ao cenário e treinar os procedimentos de voo em condições adversas. Mais informações no portal www.fab.mil.br. Foto: CECOMSAER

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