Very Light Jets: compare os jatos Phenom 100 e HondaJet HA-420

Os jatos executivos Phenom 100 e HondaJet HA-420 estão entre os mais populares da aviação de negócios e disputam na categoria de Very Light Jet. Enquanto a primeira entrega do jato da Embraer aconteceu em 2008, o japonês entrou em serviço no ano de 2015.

Em um comparativo, vamos analisar as principais diferenças entre os modelos. Confira:

Versões desenvolvidas

O modelo da Embraer conta com quatro versões:

  • Phenom 100: primeira lançada
  • Phenom 100E: variante atualizada do modelo lançada em 2014. Entre as novidades, foram adicionados spoilers multifuncionais e melhoras na performance
  • Phenom 100EV: a versão Evolution do jato chegou ao mercado em 2017 com uma economia de peso substancial, um aumento no empuxo e uma cabine de comando atualizada
  • Phenom 100 Militar: a FAB usa o designativo U-100 para a aeronave enquanto a Força Aérea Britânica utiliza o Phenom T1

O jato da Honda também possui quatro versões:

  • HondaJet: primeira lançada
  • HondaJet Elite: a primeira versão Elite do HondaJet chegou ao mercado em 2018 com melhoras na performance, no interior e na cabine
  • HondaJet APMG: a sigla em inglês significa Grupo Avançado de Modificações na Performance e é uma variante atualizada do Elite, com aumento no alcance e no peso máximo de decolagem, entre outras melhorias
  • HondaJet Elite II: mais recente, em outubro de 2022, a Honda anunciou a segunda versão do HondaJet Elite. Entre as atualizações, destaca-se melhorias aerodinâmicas e maior capacidade de combustível

Especificações e Performance

Confira o comparativo das versões Phenom 100EV e HondaJet Elite:

Phenom 100 EV

HondaJet Elite

Ocupantes (considerando a tripulação)

De 6 a 8

De 6 a 7

Comprimento

12,82 m

12.99 m

Altura

4,35 m

4.54 m

Envergadura

12,3 m

12.12 m

Motorização

PW617F1-E

GE Honda HF120 turbofan

Autonomia*

2.181 km

2.661 km

Peso máximo de decolagem*

4.800 kg

4.854 kg

Teto operacional

45 mil pés

43 mil pés


VEJA OUTROS COMPARATIVOS: 


Uma diferença notável entre as aeronaves é o posicionamento dos motores. O Phenom 100 possui os motores na seção traseira, assim como vários outros aviões. Já o HondaJet, trouxe uma maneira inovadora de posicioná-los: em suporte em cima das asas.

Em relação às entregas, o jato da Embraer superou a marca dos 400 entregues (somando todas as versões) e o da Honda conta com pouco mais de 220.


Versáteis e best-sellers em sua categoria, ambos os jatos certamente atendem às suas demandas. Outras aeronaves, como o Cirrus Vision SF50 e o Cessna Citation M2 também concorrem no mercado dos Very Light Jets. Em breve publicaremos mais comparativos.

Dados via Embraer e Honda

-> ASSINE AQUI A FLAP INTERNATIONAL

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?