Widerøe quer aviões com emissão zero em 2026

A companhia aérea norueguesa Widerøe quer testar aeronaves com emissão zero de poluentes dentro de até quatro anos, e que elas estejam operacionais e transportando passageiros na próxima década. O avião hoje considerado é o italiano Tecnam P-Volt, totalmente elétrico e para nove lugares, que entraria em serviço em 2026, e o próximo passo seria contar com uma aeronave regional de 40 a 70 lugares. A empresa também estuda o uso de eVTOL (da sigla em inglês, aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical).

A introdução do P-Volt seria um projeto de teste comercial para a Widerøe Zero, a divisão “verde” da empresa principal formada para gerenciar a inovação e o desenvolvimento de sustentabilidade. A aeronave daria parâmetros para entender como essa tecnologia funciona em serviço programado, além de construir um modelo de negócios comercialmente viável em torno do avião.

Seria de cinco a dez P-Volt envolvidos nos primeiros voos, mas a ideia é ter uma frota considerável para tornar o teste comercial grande o suficiente para coletar dados significativos e provar a viabilidade das operações. A aeronave seria usada inicialmente em rotas regionais à medida que seu desempenho é avaliado.

Artigos relacionados

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?