Veja quantas aeronaves da Airbus voam hoje no Brasil

A Airbus está presente no Brasil desde 1980, quando os primeiros A300 chegaram para a Cruzeiro. Ao longo do tempo, a presença da fabricante europeia foi aumentando em nosso país e hoje mais de 180 aeronaves da Airbus estão em atividade registradas no Brasil, operando em linhas aéreas e também nas forças armadas. Confira:
Airbus A319
O A319 foi o primeiro avião narrowbody da Airbus a voar no Brasil. Sua introdução no país aconteceu em 1999 com a chegada do PT-MZA e do PT-MZB para a TAM.
Atualmente, dezenove Airbus A319s estão voando comercialmente com registro brasileiro, todos eles fazem parte da frota da LATAM Airlines Brasil. Os três últimos incorporados pela companhia foram o PT-TPA, PT-TMT e o PT-TPB, que chegaram em maio de 2022.
Ainda existe um outro A319 em atividade pelo país. Trata-se do VC-1A de matrícula FAB 2101, que é a aeronave presidencial. O jato é uma versão executiva do A319 exclusiva para transportar o presidente em exercício no Brasil. Esse Airbus chegou por aqui em 2005.
Airbus A320 (ceo e neo)
O A320 é a aeronave mais popular da Airbus voando atualmente no Brasil. Ele foi introduzido no país também pela TAM, alguns meses depois do A319, com a chegada do PT-MZG, seguido do PT-MZH, em fevereiro de 2000.
Mais de 110 Airbus A320s (ceo e neo) estão atualmente em atividade no país. A Azul Linhas Aéreas possui 47, todos eles A320neo, enquanto a LATAM conta com 70, sendo dez do neo e sessenta da versão ceo.
Airbus A321 (ceo e neo)
A maior aeronave da família A320 também está presente em operação pelo nosso país. O primeiro deles a chegar foi o PT-MXA, em 2007, para a TAM Linhas Aéreas.
Atualmente, a LATAM Brasil conta com 31 Airbus A321ceo em sua frota, parte deles são equipados com motores IAE e a outra parcela com o CFM. A Azul Linhas Aéreas, por sua vez, conta com seis A321neo.
A330 (ceo e neo)
O Airbus A330 também é um velho conhecido aqui no Brasil. A TAM Linhas Aéreas recebeu o PT-MVA e o PT-MVB juntos no ano de 1998 e eles foram os responsáveis por introduzir a companhia no mercado norte-americano e europeu, com voos diretos partindo de São Paulo. A companhia foi a maior operadora do modelo no Brasil, chegando a ter 22 deles (não simultâneos) em sua frota.
Atualmente, o widebody da Airbus continua em atividade no país, mas agora pela Azul Linhas Aéreas, que conta com dez deles em sua frota, sendo cinco do A330-200 e cinco do A330neo. A companhia devolveu recentemente o PR-AIY.
A Força Aérea Brasileira também é uma operadora do modelo e possui dois em atividade: FAB2901 e FAB2902. As aeronaves ficam designadas em ações estratégicas da FAB, como transporte aéreo logístico (de cargas e passageiros), ajuda humanitária e futuramente reabastecimento em voo (REVO).
Airbus A350
Recém-incorporado pela Azul Linhas Aéreas, o Airbus A350-900 também voou anteriormente na LATAM Brasil, que o retirou de serviço em 2020/21. Atualmente, a Azul conta com dois em operação: PR-AOW e PR-AOY. Neste ano outras duas unidades do modelo devem ser recebidas pela empresa.
Total de aeronaves da Airbus no Brasil
MODELO | QUANTIDADE |
Airbus A319 | 19 |
VC-1A (Presidencial) | 1 |
Airbus A320ceo | 60 |
Airbus A320neo | 57 |
Airbus A321ceo | 31 |
Airbus A321neo | 6 |
Airbus A330-200 | 7 |
Airbus A330neo | 5 |
Airbus A350-900 | 2 |
TOTAL | 188 |
Outros modelos
O Brasil já viu outros modelos da Airbus voarem por aqui, como o A318 na Avianca Brasil, o A300 (Cruzeiro, Varig, Vasp, MTA e Sterna), A310 (Passaredo, BRA e Whitejets), A340-500 (TAM Linhas Aéreas) e também o A330-200F (cargueiro), que voou na Avianca Brasil.