Tablets substituem manuais em papel na manutenção de aeronaves da LATAM

A LATAM foi certifica pela Anac (Agência Nacional de Aviação) para utilizar novo sistema eletrônico de registro de manutenção em suas 132 aeronaves, conhecido como e-Signature. A iniciativa fará que a empresa deixe de imprimir mais de 3,3 milhões de folhas de papel por ano.

Além de sustentável, o sistema reduz processos e atividades manuais, ampliando a produtividade de seus 716 mecânicos, responsáveis pelas manutenções programadas. A LATAM é atualmente a única companhia aérea no país a utilizar o registro eletrônico em todos os aeroportos brasileiros em que opera.

É uma jornada de transformação digital e também de sustentabilidade, como foco na produtividade. “Nossos mecânicos podem executar suas atividades por meio de processos cada vez mais seguros e eficientes, ampliando a disponibilidade das aeronaves para a operação dos voos”, afirma Mauro Jun, diretor de qualidade da LATAM Brasil.

O e-Signature susbtitui o registro manual impresso de cada ordem de serviço de manutenção programada, atividade que envolve, por exemplo, troca de diversos componentes e itens de segurança da aeronave, bem como limpeza e inspeções diárias e mensais.

Tudo isso agora poderá ser monitorado por meio de 438 tablets, onde estão disponíveis ordens de serviço e manuais de manutenção. A companhia investiu US$ 530 mil para a implementação do projeto.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?