O Douglas DC-10 foi o primeiro jato widebody fabricado pela Douglas (McDonnel Douglas). Sua produção foi iniciada em 1968 e o primeiro voo veio a acontecer em 1970. A aeronave se encaixou em um nicho entre o Boeing 747 e os jatos narrowbody. O Lockheed Tristar era o seu principal concorrente e realizou seu primeiro voo no mesmo ano que o DC-10.
Diversas variantes do modelo foram desenvolvidas:
- DC-10-10
- DC-10-15
- DC-10-30
- DC-10-40
Versões ER (Extendend Range), cargueira e militar (KC-10) também foram elaboradas pela fabricante, além do MD-10, uma versão modernizada do trijato. Ao todo, 386 unidades da variante comercial foram entregues e várias companhias aéreas o operaram. Já o KC-10, versão militar do DC-10, teve 60 unidades produzidas.
Hoje restam poucos DC-10s em atividade e a maioria é militar. Confira:
Operador | Quantidade | Observação |
10 Tanker Air Carrier | 4 | Combate a incêndio |
Alta Airlines Holdings | 2 | |
Omega Air | 4 | Tanker |
Project Orbis | 1 | Hospital Aéreo |
TAB Cargo | 1 | Cargo |
United States Air Force | 33 | Militar |
WTC – Wilmington Trust Company | 1 | |
TOTAL: | 46 |
Dos 46 DC-10s que hoje pertencem a um operador, 40 estão realmente ativos. Dois deles são da versão MD-10 e voam pela Project Orbis e TAB Cargo. A FedEx era uma grande operadora do DC-10 e também do modelo MD-10. Os últimos MD-10s da companhia deixaram de voar agora em dezembro de 2022.
Uma curiosidade é que o DC-10 foi o primeiro jato widebody a voar no Brasil. A primeira dupla (PP-VMA e PP-VMB) chegou para a Varig em 1974.
(Fotos: Rodrigo Cozzato)
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