Saiba quais são as cinco maiores operadoras atuais do ATR 72
O ATR 72 é um dos turboélices mais populares da atualidade e da história da aviação. Seu primeiro voo aconteceu em 27 de outubro de 1988, com o 72-200. Desde então, a fabricante já desenvolveu outras versões, como o -500 e o -600 e, somando todas as variantes, mais de 1.200 exemplares do ATR 72 já foram construídos. Versátil, o bimotor é utilizado não só para transporte de passageiros, como também para cargas ou uso militar e conquistou clientes em todos os continentes.
Abaixo, separamos quais são as cinco maiores operadoras atuais do ATR 72:
Operadora / País | Quantidade | Variantes |
Wings Air – Indonésia | 71 | 72-500 e 72-600 |
Azul Linhas Aéreas – Brasil | 40 | 72-600 |
IndiGo – Índia | 40 | 72-600 |
FedEx – Estados Unidos | 33 | 72-200F e 72-600F |
Air New Zealand – Nova Zelândia | 29 | 72-600 |
A Wings Air da Indonésia, subsidiária do grupo Lion Air, é a maior operadora atual do ATR 72, contando com mais de 70 unidades, divididos entre as variantes -500 e -600.
A Azul e a IndiGo estão empatadas com 40 unidades cada. Uma curiosidade é que a Azul possui algumas unidades do turboélice franco-italiano na versão Quick Change e os intercala entre voos cargueiros e de passageiros. A FedEx é a única entre as cinco a contar ainda com a variante mais antiga: 72-200. Por fim, a neozelandesa Air New Zealand aparece na quinta posição com 29 unidades, não muito longe da sexta maior operadora, que é a Binter Canarias da Espanha, com 26 exemplares.
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