Saiba quais são os voos domésticos no Brasil operados por widebodies

Veja como está a ocupação dos voos para Johanesburgo da LATAM

As empresas aéreas, na maioria das vezes, escalam suas aeronaves widebody (larga fuselagem) para voos internacionais de longa distância. Contudo, em certos países, como o Japão ou os Estados Unidos, voos domésticos com jatos de duplo corredor são mais comuns de se encontrar. Já no Brasil, aeronaves widebody estão presentes com frequência em apenas dois trechos internos. Confira mais detalhes:

  • Guarulhos-Manaus

O voo entre Guarulhos e Manaus é o único trajeto doméstico hoje no Brasil onde é possível voar em jatos de duplo corredor. A LATAM possui entre 3 e 4 frequências diárias ligando os aeroportos, sendo que uma delas é realizada pelo Boeing 777-300ER (mais frequente), Boeing 767-300ER (menos frequente) ou o Boeing 787-9 (menos frequente).

Os números dos voos efetuados pelos widebodies da LATAM são os LA4784 (GRU-MAO) e LA4785 (MAO-GRU).

A Gol também opera a linha Guarulhos-Manaus, mas com o Boeing 737.

  • Guarulhos-Fortaleza

O trajeto Guarulhos-Fortaleza é a outra rota doméstica onde se pode voar em um widebody. A LATAM possui dezenas de frequências semanais entre as cidades, sendo que somente duas são efetuadas pelo Boeing 787-9. Às terças-feiras o LA4776 decola de GRU para FOR e depois segue para Miami. Nas quartas, o jato faz o sentido inverso no voo LA4777.

A Gol concorre com a LATAM no trecho, mas com o Boeing 737.

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  • Outros voos

Além das duas linhas mencionadas, existem alguns trechos que esporadicamente recebem voos pontuais com jatos de fuselagem larga, como por exemplo, o Guarulhos-Recife, Viracopos-Recife, Guarulhos-Porto Alegre ou Viracopos-Fortaleza.

  • Histórico

No passado, voos domésticos com widebody no Brasil já foram mais comuns. Até julho de 2022, a Azul operava diariamente com o A330 para Manaus e Recife. Em décadas passadas, era ainda mais habitual. Nos tempos de Varig, Vasp e TransBrasil, existiam voos domésticos até com o Boeing 747. A Varig voava com o quadrimotor em trechos como Galeão-Porto Alegre ou Galeão-Brasília.

Você já voou em um widebody em algum trecho doméstico no Brasil? Conte para nós nos comentários:

5 respostas

  1. Sim e eu gosto muito a experiência é maximozada no conforto pois reclinam mais e tem maos espacos entre assentos, alem disso passa sensacso de seguranca por balancarem menos. Moro em manaus e sempre procuro o 777 ou 767 quando vou voar pra sao paulo.

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