Saiba quais empresas aéreas africanas voam com o 737 MAX

Com a chegada do 5T-CLJ em dezembro de 2017, a Mauritania Airlines se tornou a primeira companhia aérea do continente africano a operar com o Boeing 737 MAX, mas a atual maior operadora do modelo na região é a Ethiopian Airlines. Atualmente, 20 jatos da família MAX estão em atividade na África e são operados por seis diferentes empresas aéreas. Confira mais detalhes:
- ASKY – Togo
Baseada em Lomé, capital do Togo, a ASKY conta com dois Boeing 737 MAX 8 em sua frota. Ambos chegaram em agosto deste ano
Total: 2 unidades
- Air Tanzania – Tanzânia
A Air Tanzania recebeu seu primeiro 737 MAX há poucas semanas. De matrícula 5H-TCP, o jato é o primeiro da versão MAX 9 na África.
Total: 1 unidade
- Cabo Verde Airlines – Cabo Verde
Assim como a ASKY e a Air Tanzania, a Cabo Verde Airlines também recebeu seu primeiro 737 MAX neste ano. A companhia conta com uma unidade da versão MAX 8. Trata-se do bimotor de matrícula D4-CCJ, que foi incorporado no último mês de julho.
Total: 1 unidade
- Ethiopian Airlines – Etiópia
Maior operadora atual do modelo no continente africano, a Ethiopian Airlines conta atualmente com 13 exemplares, todos da versão MAX 8. No entanto, com o ET-AVJ, que sofreu um acidente faltam em 2019, a empresa recebeu 14 unidades do MAX durante sua trajetória.
Total: 13 unidades
- Mauritania Airlines – Mauritânia
Responsável por introduzir a família MAX na África, a Mauritania Airlines possui um único jato do modelo MAX 8 em sua frota, o 5T-CLJ. Contudo, a aeronave já há alguns meses e se encontra estocada em Adis Abeba, na Etiópia.
Total: 1 unidade
- Royal Air Maroc – Marrocos
Com hub e sede em Casablanca, a Royal Air Maroc opera com duas unidades do 737 MAX 8 atualmente. De matrículas CN-MAX e CN-MAY, os jatos chegaram em dezembro de 2018 e março de 2019, respectivamente.
Total: 2 unidades
A sul-africana Comair operou com uma unidade do 737 MAX 8 durante um curtíssimo período de tempo, entre fevereiro e março de 2019.