MD-87 pode voltar a voar comercialmente em empresa aérea do Irã

Já há alguns anos fora de serviço comercial com passageiros, o raro MD-87, menor aeronave da família MD-80, pode voltar a realizar voos comerciais. Atualmente, o bimotor da McDonnell Douglas é utilizado somente em operações não regulares, ou para transporte de autoridades em configuração VIP ou em voos de combate a incêndio.

No entanto, esta realidade pode mudar. Em novembro de 2023, a Iran Airtour recebeu um exemplar do modelo. Trata-se do jato de matrícula EP-MDV, que possui 34 anos de experiência e iniciou sua carreira na Iberia, em fevereiro de 1990, como EC-292. O bimotor ainda passou por outras empresas, como a Spanair, 1time, Gryphon Airlines, entre outras, até ser incorporado pela aérea iraniana.

De acordo com o portal Planespotters.net, o exemplar está estacionado/em manutenção no Aeroporto Karaj Payam, próximo a Teerã, desde agosto de 2023. Ainda não está claro qual será o futuro uso da aeronave, mas há possibilidade de ser colocada na malha de voos comerciais da companhia, que atende diversos destinos no Irã e também Turquia, Emirados Árabes Unidos, Armênia e Iraque. O MD-87 pode ser também utilizado como repositor de peças, uma vez que a Iran Airtour opera outros modelos da família MD-80, ou também manter a configuração VIP utilizada pelo proprietário anterior e realizar voos especiais.

Caso o jato seja realmente alocado para voos comerciais, o fato marcaria a volta do MD-87 em operações com passageiros. A última empresa aérea que se tem registro a realizar voos de passageiros com o modelo foi a Kam Air, do Afeganistão.

-> ASSINE AQUI A FLAP INTERNATIONAL

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?