Maddog: saiba quantos MD-80 ainda continuam ativos – Janeiro 2024
Anunciado pela McDonnell Douglas em 1977, o MD-80 foi criado a partir da família DC-9 e veio ao mercado para competir com os 737 da Boeing.
A fabricante lançou inicialmente a versão -81 e a Swissair foi a primeira cliente a operar com o modelo, recebendo seu primeiro exemplar em setembro de 1980, quase um ano depois do primeiro voo do jato, que ocorreu em outubro de 1979. Posteriormente, a McDonnell Douglas lançou novas versões do bimotor com modificações nos motores, na capacidade de combustível, consequentemente com melhor alcance, além também de mudanças nos sistemas de aviônicos e na cabine de comando. Nasceram então as versões -82, -83, -87 e -88, que entraram em serviço, respectivamente, com a Republic Airlines em agosto de 1981, com a Alaska Airlines em fevereiro de 1985, com a Austrian Airlines em novembro de 1987 e com a Delta Air Lines em janeiro de 1988.
Conhecido também como Super 80 ou Maddog, o jato se espalhou pelo planeta, principalmente na América do Norte, Europa e Ásia. Empresas como Allegiant Air (61 unidades), Alitalia (90 unidades), TWA (104 unidades), Spanair (64 unidades), Japan Air Systems (34 unidades), SAS (82 unidades), entre outras, foram grandes operadoras da família MD-80.
A maior operadora na história do modelo foi a American Airlines, que chegou a ter 383 unidades, não simultaneamente, sendo 270 do MD-82, 108 do MD-83 e cinco MD-87 herdados da Reno Air. A companhia deixou de operar com o jato em setembro de 2019. Um total de 1.191 exemplares (todas as variantes) foram produzidos e o último foi entregue à TWA em 1999.
Hoje, mais de 44 anos depois de sua primeira decolagem, restam pouco mais de cem MD-80 ainda ativos. Confira:
País | Operador | Ativos | Estacionados | Configuração |
Chad | République du Tchad | 1 MD-87 | 0 | VIP |
Congo | Canadian Airways Congo | 1 MD-82
1 MD-83 |
0 | PASSAGEIRO |
Estados Unidos | Erickson AirTanker | 7 MD-87 | 0 | COMBATE INCÊNDIO |
Estados Unidos | Everts Air | 1 MD-82
5 MD-83 |
2 MD-88 | CARGO |
Estados Unidos | Olympia Aviation | 1 MD-81 | 0 | VIP |
Estados Unidos | Roundball LCC | 0 | 1 MD-83 | VIP |
Estados Unidos | USA Jet | 1 MD-83
7 MD-88 |
4 MD-88 | CARGO |
Estados Unidos | World Atlantic | 6 MD-83 | 0 | PASSAGEIRO |
Eswatini | Kingdom of Eswatini | 1 MD-87 | 0 | VIP |
Indonésia | Airfast | 2 MD-82
1 MD-83 |
1 MD-83 | PASSAGEIRO |
Irã | ATA Airlines | 1 MD-82
7 MD-83 |
0 | PASSAGEIRO |
Irã | Atlas Air | 1 MD-83 | 0 | PASSAGEIRO |
Irã | Caspian Airlines | 5 MD-83 | 0 | PASSAGEIRO |
Irã | Chabahar Airlines | 2 MD-82
3 MD-83 |
1 MD-82 | PASSAGEIRO |
Irã | Iran Airtour | 3 MD-82
1 MD-83 |
2 MD-82
1 MD-87 |
PASSAGEIRO |
Irã | Kish Air | 4 MD-82
2 MD-83 |
0 | PASSAGEIRO |
Irã | Sahand | 0 | 1 MD-83 | PASSAGEIRO |
Irã | Taban Airlines | 4 MD-88 | 1 MD-88 | PASSAGEIRO |
Irã | Zagros Air | 5 MD-82
2 MD-83 |
1 MD-83 | PASSAGEIRO |
México | Aeronaves TSM | 4 MD-82
11 MD-83 |
0 | CARGO |
Nigéria | Dana Air | 1 MD-82
4 MD-83 |
0 | PASSAGEIRO |
Quênia | African Express | 1 MD-82 | 1 MD-82 | PASSAGEIRO |
Quirguistão | TezJet | 1 MD-83 | 0 | PASSAGEIRO |
Rep. Dominicana | RED Air | 2 MD-82 | 1 MD-82 | PASSAGEIRO |
Venezuela | Aeropostal | 1 MD-82 | 1 MD-82 | PASSAGEIRO |
Venezuela | Albatros | 1 MD-82 | 0 | PASSAGEIRO |
Venezuela | LASER Airlines | 2 MD-81
3 MD-82 2 MD-83 |
2 MD-81 | PASSAGEIRO |
Venezuela | RUTACA Airlines | 2 MD-83
1 MD-88 |
1 MD-88 | PASSAGEIRO |
Venezuela | Venezolana | 1 MD-83 | 0 | PASSAGEIRO |
Atualmente, 112 aeronaves da família MD-80 estão ativas ao redor do planeta, sendo o Irã o país com mais exemplares: 40. Na sequência vem os Estados Unidos com 28 unidades e, em terceiro lugar, a Venezuela, com 13 unidades.
Você já voou em um MD-80? Conte para nós nos comentários: