JadLog apresenta tendências do e-commerce na Intermodal

Pesquisa aponta preocupação crescente do consumidor com o transporte e a entrega das mercadorias e interesse em escolher a empresa de logística

A transportadora de cargas expressas fracionadas e comércio eletrônico JadLog apresenta na Intermodal South America 2019, algumas tendências internacionais do e-commerce detectadas pela pesquisa Barômetro e-shopper 2018 realizada pela DPDgroup, da qual a empresa é parte no Brasil, em parceria com a Kantar TNS. A pesquisa entrevistou 24.288 compradores online de 21 países europeus, que realizaram pelo menos uma compra pela internet durante o ano passado. Algumas das tendências apontadas pelo estudo, como o aumento do serviço de logística reversa, para atender consumidores que devolvem ou querem trocar a mercadoria, ou ainda a busca por outras opções de retirada de mercadorias, estão em linha com serviços oferecidos pela Jadlog, como o sistema Pickup, o serviço de remessas internacionais e o de logística reversa. Atualmente, as entregas e coletas B2C (e-commerce) representam cerca de 50% dos negócios da empresa e a expectativa é crescer ainda mais neste mercado em 2019, acompanhando o incremento do e-commerce no Brasil e a tendência já consolidada na Europa. Segundo a pesquisa, os e-shoppers europeus realizaram em média, sete compras no ano, 1,2 pontos a mais do que no ano anterior, demonstrando que o e-commerce está cada vez mais enraizado naquele continente. Os compradores frequentes são 58% do total, um aumento de 4 pontos em relação à pesquisa 2017 e são responsáveis por 86% das compras online que primordialmente, estão relacionadas a produtos de moda, calçados, beleza e saúde, enquanto alimentos e bebidas frescas tiveram um aumento significativo de pedidos. O mercado também foi impulsionado por novos compradores, que representam cerca de 15% do universo total. Estes começaram a comprar pela internet há mais ou menos dois anos e são, primordialmente, os millennials. Uma tendência marcante desta geração e que permeia os e-shoppers de uma forma geral de acordo com a pesquisa, é que estão cada vez mais usando smartphones para fazer os pedidos online. Segundo a pesquisa, 72% dos entrevistados consideram importante saber o nome da transportadora no momento da compra. Desse total, 43% se sentem tranquilos se conhecerem a empresa de entrega e 36% desejam escolher quem a fará. Em relação à logística, a pesquisa do DPDgroup apontou ainda que o aumento do número de devoluções para todas as categorias de produtos, situado hoje em uma taxa média de 10%, está entre as últimas tendências do e-commerce na Europa. Dos compradores regulares, 16% devolveram a última encomenda, da mesma forma que 21% dos novos e-shoppers. Estes números no entanto, devem ser enxergados como parte natural da experiência de compra e não como sinal de insatisfação do cliente. Neste sentido, a Jadlog atua também oferecendo aos seus clientes a logística reversa, que conta com a capilaridade de mais de 500 franquias da transportadora espalhadas pelo País, além de suas filiais em capitais brasileiras. 

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