Há 14 anos, acontecia o primeiro voo do Boeing 787

Hoje (15), um dos maiores sucessos da Boeing está completando 14 anos de sua primeira decolagem. Estamos falando do 787 Dreamliner.

A fabricante norte-americana lançou oficialmente o projeto do bimotor em 2004, já com 50 encomendas garantidas da All Nippon Airways. O projeto em si foi iniciado na década de 90. Com um design moderno e diferente das demais aeronaves da época, o 787 trazia consigo um ar de futuro. Quando anunciado, a Boeing pretendia introduzi-lo em serviço regular em 2008, no entanto, alguns atrasos no projeto acabaram postergando esse planejamento e o primeiro voo aconteceu em 2009.

Era uma terça-feira, 15 de dezembro de 2009, quando o protótipo de registro N787BA partiu às 10h27 (local) de Everett, marcando assim a primeira decolagem do modelo. Em solo, cerca de 12 mil pessoas, entre funcionários da Boeing, entusiastas e imprensa, acompanharam o feito.

O bimotor voou por pouco mais de 3h sob os comandos de Mike Carriker e Randy Neville. O primeiro voo teste precisou ser reduzido em tempo por conta das condições meteorológicas desfavoráveis, mas foi concluído com sucesso.

Para realizar a campanha de testes, a Boeing construiu seis protótipos, designados de ZA001 até ZA006. Quatro deles foram equipados com os motores Rolls-Royce Trent 1000, enquanto os outros dois foram equipados com os GEnx-1B64.

A primeira aparição do 787 em um evento internacional foi no Farnborough Airshow de 2010. Nesse mesmo ano, a Boeing precisou atrasar novamente o cronograma de entregas do jato por conta de problemas nos motores Rolls-Royce Trent 1000 e a aeronave foi oficialmente certificada pela FAA em agosto de 2011. A primeira entrega aconteceu em seguida, em 25/09/2011 para a All Nippon Airways (ANA), cliente lançador do Dreamliner e empresa colocou a aeronave em serviço em outubro, cumprindo o trecho entre Tóquio (Narita) e Hong Kong.

A família 787 é composta por três membros: 787-8, 787-9 e 787-10. As duas últimas versões mencionadas voaram pela primeira vez em setembro de 2013 e março de 2017, respectivamente. Somados, a Boeing já acumula 1.843 encomendas do Dreamliner, dos quais 1.099 já foram entregues. Linhas aéreas em todos os continentes operam com o modelo, como a Avianca, American Airlines, Japan Airlines, Air France, Ethiopian Airlines, Qantas, Thai Airways, entre muitas outras. No Brasil, há somente um 787 registrado com matrícula brasileira: o PS-LAA. O exemplar voa pela LATAM Brasil.

Você já voou em um Boeing 787? Conte para nós nos comentários:

-> ASSINE AQUI A FLAP INTERNATIONAL

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?