Gol lança primeiro robô de atendimento da América Latina

Assistente virtual da companhia ganha corpo físico e estará presente no Aeroporto de Guarulhos para interagir com os passageiros e ajudar com as principais dúvidas antes das viagens

A companhia aérea Gol instalou no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, a primeira robô da América Latina para atendimento ao passageiro. A Gal, assistente virtual movida por inteligência artificial e que já ajuda viajantes no site da empresa, ganhou um corpo físico e estará presencialmente na área do check-in orientando sobre procedimentos em geral e embarque antes da viagem. A robô está apta para tirar diversas dúvidas e neste primeiro momento, poderá auxiliar os consumidores em questões relacionadas ao autoatendimento, despacho de bagagens, orientações de check-in entre outros. A Gal também está configurada para se locomover por dez diferentes pontos do terminal pré-estabelecidos. Se algum viajante precisar de ajuda para chegar até à loja ou na área de atendimento preferencial, por exemplo, a robô poderá auxiliar no percurso desse trajeto. Para se aproximar ainda mais das pessoas de forma divertida e descontraída, a nova integrante do time também está apta a responder questões pessoais e de personalidade como comida preferida, se viaja de avião, de onde veio, cor preferida, etc. E como representante do ambiente virtual, todos que conhecerem pessoalmente poderão ainda, usar a hashtag #conheciaGAL. Após o período de testes, a expectativa é que a máquina ganhe novos protótipos e seja ampliada para outros aeroportos do país. Em um segundo momento, a companhia projeta também conectá-la ao sistema para realização de outros serviços, como a troca de assentos ou remarcação de voos. A tecnologia foi inspirada em soluções da Ubtech, empresa chinesa especializada em robótica humanoide e desenvolvida no país pela empresa Pluginbot, primeira startup da América Latina a integrar chatbots, IA, robôs e humanoides em uma plataforma multicanal. A solução usa a tecnologia de IBM Watson, a plataforma de inteligência artificial da IBM na nuvem. 

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Vamos conversar?
Precisando de ajuda?
Olá, podemos ajudar?