Explore o panorama atual da South African Airways

A South African Airways é uma das companhias aéreas mais tradicionais de toda a África. Fundada em 1934, a empresa chegou a ser uma das maiores linhas aéreas do continente africano em seus “tempos dourados”. Hoje, a SAA se recupera de uma severa crise e vem crescendo aos poucos, voltando assim gradualmente ao mercado aéreo da região.

Desde que recomeçou suas operações em setembro de 2021, a empresa não se expandiu de forma agressiva, mas manteve uma linha de crescimento constante. Confira abaixo mais detalhes sobre o panorama atual da South African Airways:

  • Frota

Em 2021, a empresa reincorporou seis aeronaves, seguidas de três em 2022 e uma agora em 2023. A última a ser recebida foi o Airbus A320 ZS-SZB, que chegou em janeiro deste ano à frota da companhia. Todos já haviam voado anteriormente na South African e ficaram armazenados durante a paralisação da empresa.

Modelo Matrícula Idade Configuração
Airbus A319 ZS-SFJ 18.2 anos C25 Y95
Airbus A319 ZS-SFL 18 anos C25 Y95
Airbus A319 ZS-SFK 17.9 anos C25 Y95
Airbus A320 ZS-SZB 9.6 anos C24 Y114
Airbus A320 ZS-SZC 9.1 anos C24 Y114
Airbus A320 ZS-SZD 9 anos C24 Y114
Airbus A320 ZS-SZI 8.1 anos C24 Y114
Airbus A320 ZS-SZJ 8 anos C24 Y114
Airbus A330-300 ZS-SXM 5.8 anos C46Y203
Airbus A340-300 ZS-SXF 18 anos C38Y215

A aeronave mais antiga em operação pela companhia é o A319 ZS-SFJ com 18.2 anos e a mais nova é o A330-300 ZS-SXM com 5.8 anos. A média de idade da frota da SAA é 12.2 anos. Todos os aviões citados cumprem voos regulares na empresa frequentemente, exceto o A340 ZS-SXF, que serve como “avião reserva” e voa somente quando é necessário.

  • Operações 

Partindo do Aeroporto OR Tambo, em Johanesburgo, que é o principal hub da empresa, a South African Airways voa para dez destinos, sendo oito internacionais e dois domésticos. Nos últimos dois meses, voos para Windhoek e Victoria Falls foram relançados pela companhia. Confira mais detalhes das operações atuais da SAA:

-Partindo de Johanesburgo (Doméstico):

Cidade do Cabo: em média 40 frequências semanais operadas pelo A319 e A320

Durban: em média 22 frequências semanais operadas pelo A319 e A320

-Partindo de Johanesburgo (Internacional):

Kinshasa (Congo): 3 voos semanais operados pelo A320

Acra (Gana): 3 voos semanais operados pelo A330-300

Port Louis (Ilhas Maurício): 7 voos semanais (diário) operados pelo A320

Windhoek (Namíbia): 14 voos semanais (2 diários) operados pelo A319

Lagos (Nigéria): 3 voos semanais operados pelo A330-300

Lusaka (Zâmbia): 6 voos semanais operados pelo A319

Harare (Zimbábue): 10 voos semanais operados pelo A319 e A320

Victoria Falls (Zimbábue): 6 voos semanais operado pelo A319 e A320

  • Futuro

Recentemente, a South African Airways anunciou voos para Lilongwe bem como para Blantyre. Ambas as cidades estão situadas na Malawi e as operações serão iniciadas em março.

Com relação à frota, a empresa revelou que receberá mais aeronaves ao longo de 2023, incluindo algum jato widebody, cujo modelo ainda não foi divulgado. Por outro lado, a SAA anunciou a retirada de serviço dos A319 e do único A340.

A companhia tem também a intenção de retomar seus voos intercontinentais no primeiro semestre de 2023 e o Brasil está na lista de prioridades. No entanto, nenhuma operação ainda foi confirmada.

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Atualizado: 13/02/2023

(Foto: Fábio Passalacqua)

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