Empresas aéreas divulgarão percentuais de atrasos e cancelamentos

Meta é aumentar a transparência

Todas as companhias aéreas de transporte aéreo regular de passageiros devem agora divulgar os percentuais de atrasos/cancelamentos dos voos domésticos e internacionais que comercializam no momento da venda da passagem. A determinação consta de resolução aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil  em fevereiro deste ano. Pela norma, as companhias são responsáveis pela informação acerca do voo mesmo quando forem ofertados por parceiros comerciais, por exemplo, agências de viagens. O objetivo da resolução é aumentar a transparência na relação de consumo entre empresa e passageiro, que passará a ter mais informações sobre as características do serviço ofertado e poderá analisar o histórico dos percentuais de atrasos e cancelamentos do voo antes de concluir a compra do bilhete. A divulgação dos percentuais ficará disponível ao adquirente do bilhete da passagem aérea na fase inicial do processo de venda, ou seja, após seleção do itinerário e da data do voo e antes da conclusão da compra. Cabe às empresas apresentar esses percentuais, ainda na oferta do serviço, em todos os canais de comercialização utilizados (Internet, guichês de atendimento, telefone, agentes de viagens e outros). No caso de oferta presencial ou por telefone, as informações deverão ser disponibilizadas mediante solicitação. Esses percentuais de atrasos e cancelamentos dos voos domésticos e internacionais são apurados mensalmente pela ANAC para cada etapa de voo, independentemente dos motivos que os ocasionaram e também estão disponíveis no site da Agência. São informados os percentuais de atraso iguais ou superiores a 30 minutos e iguais ou superiores a 60 minutos. Foto: José Luiz Salgueiro Jr.

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