Contornando sanções, Mahan Air se torna a nova operadora do A340-200

Por conta de uma série de sanções do Ocidente, o Irã tem formas complexas de conseguir ‘novas’ aeronaves para a frota de suas empresas aéreas e, em maio passado, dois A340-200 ex-Força Aérea Francesa voaram até o país asiático em um novo movimento polêmico.

Em 2020, os quadrimotores haviam sido vendidos à LMO Aero, uma empresa de suporte e manutenção da França. Em 2022, a Taghvaee, uma suposta empresa fantasma de fachada da Mahan Air baseada em Mali, adquiriu os modelos. A companhia registrou os jatos, que estavam armazenados na Indonésia, como TZ-DTA e TZ-DTC, e declarou que tinha intenção de levá-los para o Mali. De fato, os quadrimotores decolaram, mas não para o Mali, e acabaram seguindo para o aeroporto de Chabahar, no sul do Irã.

Após a divulgação de fotos de um dos exemplares, agora ficou claro que os jatos realmente voarão pela Mahan Air. O primeiro deles, EP-MJA, foi fotografado em Teerã já com as cores da companhia.

Com a incorporação dos dois quadrimotores, a Mahan Air passará a ser a única empresa aérea no mundo a operar voos comerciais de passageiros com o A340-200. A companhia voa também com o A340-300 e A340-600.

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