Confira qual é a frota atual da Aeroflot – Abril 2023

A fusão das empresas Dobrolyot, fundada em 1923, e Ukvozdukhput, criada em 1925, resultou na Dobroflot, lançada em 1928. Na década de 30, a empresa foi reorganizada e em 1932 foi renomeada como Aeroflot. Durante o período da União Soviética, a companhia era responsável por toda a aviação civil do país.

Ao longo dessa longa jornada de 100 anos, a Aeroflot já voou com diversos modelos de aeronave, dentre eles o Tupolev Tu-134, Tupolev Tu-204, Yakovlev Yak-42, Ilyushin Il-96, Airbus A310-300, entre outros. Hoje, com uma frota composta por aviões de última geração, a Aeroflot enfrenta um problema relacionado com peças de reposição.

Foto: Gleb Osokin

Após o início da invasão russa na Ucrânia, em fevereiro de 2022, diversas sanções foram impostas à Rússia. Fabricantes como Boeing e Airbus deixaram de fornecer peças de reposição para aeronaves de empresas russas. As companhias então estacionaram alguns de seus aviões para ajudar a manter parte da frota em atividade. Confira detalhes da frota atual da Aeroflot:

Modelo Ativos Estacionados Total
A320 52 8 58
A321 27 8 35
A330-300 8 4 12
A350-900 5 2 7
Boeing 737-800 30 7 37
Boeing 777-300ER 17 5 22
Sukhoi Superjet 0 2 2
Total: 139 34 173

Pinturas Especiais

Foto: Alf van Beem
  • SkyTeam: quatro aeronaves da Aeroflot voam com o esquema da aliança, mesmo após a suspensão da Aeroflot como membro. São elas: RA-73749 (A320), RA-73757 (A320), RA-73103 (Boeing 737-800) e RA-73134 (Boeing 777-300)
  • Aeroflot 95 anos: RA-73710 (A321)
  • Retrô: RA-73753 (A320)
  • Aeroflot 100 anos: RA-73785, RA-73786 e RA-73787 (Todos A330-300)
  • 100 anos da aviação doméstica na Rússia: RA-73764 (A320), RA-73104 (Boeing 737-800) e RA-73697 (Boeing 777-300)

Curiosidades

  • Aeronave mais antiga: Airbus A321 RA-73706 com 13,5 anos
  • Aeronave mais nova: Airbus A350 RA-73156 com 1,2 anos
  • A média de idade da frota atual da Aeroflot é de 7,2 anos
  • Maior modelo da frota: Boeing 777-300ER
  • Menor modelo da frota: Sukhoi Superjet

Futuro

O futuro da Aeroflot ainda é incerto. Com as sanções, além das peças de reposição, a empresa também não deve receber tão cedo uma aeronave do ocidente, tampouco encomendar. Os planos da companhia estão voltados agora para aviões de fabricação russa e ela planeja receber mais de 60 unidades de modelos locais até 2025. Serão 34 Sukhoi Superjets, 18 Irkut MC-21 e 11 Tupolev Tu-214, totalizando 63 aeronaves.


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